O principal foco da leitura em família deve ser a diversão e a confraternização
Durante e após o processo de alfabetização, uma atividade muito recomendada para as crianças é a prática da leitura em voz alta. A prática pode ser feita na sala de aula, com os colegas e o professor, ou em casa, na companhia dos familiares. Esses momentos, além de serem divertidos, são um reflexo dos últimos meses de aprendizado.
Os pais e a leitura em voz alta dos filhos
Para Leila Rensi, autora do Sistema Anglo de Ensino, os pais não devem ficar analisando como o filho está lendo em voz alta. Isso poderia intimidar a criança e desviar do principal foco desse momento, que é uma confraternização em família. Caso o responsável note muitas dificuldades na leitura, pode comentar isso com delicadeza e deve comunicar o professor.
Os professores e a leitura em voz alta dos estudantes
É na escola que a leitura deve ser, de fato, analisada e assistida por um profissional. Não importa se o estudante ainda está no processo de alfabetização ou se já está no Ensino Médio, o professor deve estar atento à oratória, à entonação e à fluidez da leitura.
“O professor vai perceber se as pausas estão corretas, o ritmo… e ler corretamente depende, de forma essencial, da interpretação do texto e de tê-lo entendido”, diz Leila.
Delicadeza para ajudar os estudantes
“Os professores podem ajudar os alunos a ler melhor apontando com delicadeza as falhas que eles cometem. Eu digo com ‘delicadeza’ porque ninguém gosta de ler mal, ninguém se gaba de tropeçar na leitura. Então, a gente sempre precisa ter em mente que, quando o aluno lê mal em voz alta, ele vai ter uma certa vergonha disso”, afirma Leila.
“Somente o professor pode ajudá-lo na sala de aula e, principalmente, fazer um acordo com os colegas: ninguém pode fazer uma crítica negativa em relação à leitura do outro. Esse ambiente de respeito é primordial na sala de aula para todas as atividades”, finaliza a especialista.