A faculdade traz uma nova realidade para o estudante, exigindo um período de adaptação à nova localização, pessoas e aulas
A transição da escola ou cursinho para a faculdade é um marco importante, que vem juntamente com uma conquista pessoal: escolher um curso e passar no vestibular. Esse momento é sonhado por muitos jovens, o que pode criar perspectivas irreais e a noção de que essa “vida adulta” será perfeita.
Por mais que configure, sim, uma nova etapa, a faculdade exige algumas adaptações por parte do jovem. Logo, é essencial estar atento às principais mudanças e encontrar a melhor forma de lidar com cada uma delas. Confira:
1- Dinâmica de estudos
“Com relação aos estudos, a rotina de um cursinho pode preparar o jovem a lidar com um volume alto de conteúdo a ser estudado e a ter a disciplina necessária para fazer a organização e planejamento desse estudo em sua rotina. Porém, na faculdade, é mais importante que o jovem tenha ou desenvolva a autonomia com os estudos, pois nem sempre os professores irão disponibilizar o material para o estudo”, diz Paula Pimenta, psicóloga do SAP (Serviço de Atendimento Psicológico) do Curso Anglo.
2- Mudança de ambiente
Paula explica que a adaptação ao novo ambiente acontece desde a mudança do itinerário casa – faculdade (que pode ser acompanhada de uma nova cidade e moradia), quanto da “ambientação” deste novo espaço escolar: onde fica cada coisa, que na escola era tão fácil de localizar. Em um novo espaço é comum sentir-se “perdido”, o que pode trazer desconforto, pois exige um período de adaptação.
3- Relações interpessoais
“Outro aspecto que muda quando se inicia uma faculdade são as relações sociais. É interessante que o jovem crie vinculações neste ambiente, e passar a fazer parte de uma nova turma com quem irá conviver com maior frequência pode ser muito benéfico para a sua experiência na faculdade. Isso, por um lado, se assemelha a escola, mas é muito diferente de um cursinho, que se caracteriza por ser um lugar de passagem”, afirma Paula.
4- Grupos e coletivos da faculdade
Além dos colegas de classe, a faculdade traz uma novidade interessante: é possível fazer parte de outros grupos e coletivos, como grupos de estudos ou pesquisas, atlética, centro acadêmicos, entre outros. “Esses espaços podem ser muito ricos, tanto para conhecer mais sobre a faculdade, descobrir novos interesses pessoais, fazer novas amizades que podem durar por muitos anos, quanto para o seu futuro profissional, fazendo contatos que podem auxiliá-la/o no ingresso no mercado de trabalho”, finaliza a psicóloga.