Para aproveitar melhor os estudos, o aluno deve organizar estrategicamente o tempo e ambiente em que realiza as atividades
É comum que, mesmo passando horas na frente dos livros, alguns estudantes sintam que aquele tempo dedicado às atividades da escola ou cursinho não rendeu. Na maioria das vezes, faltou planejamento ou concentração — um problema cada vez mais comum, mas que pode ser resolvido com algumas estratégias.
“Durante os estudos, naturalmente o gerenciamento de distrações é fundamental, porque cada evento de distração é um tempo que não está sendo aproveitado”, afirma Madson Molina, autor do Sistema Anglo. Para ajudar os estudantes, o profissional separou algumas técnicas importantes que podem aumentar a concentração. Confira:
1- Desenvolva mapas mentais, esquemas e fluxogramas para os estudos
Acompanhar as leituras de textos, por exemplo, não importa qual seja a disciplina, é muito mais fácil quando o estudante tem um material de apoio personalizado, que ele mesmo desenvolveu. Nesse cenário, a dica de Molina é que ele desenvolva mapas mentais, esquemas, fluxogramas ou, até mesmo, linhas do tempo que possam organizar o assunto abordado. Assim, a retenção do conteúdo será muito maior.
2- Defina um tempo restrito de estudos
Outra técnica que funciona muito bem, segundo o coordenador, é definir um tempo restrito para os estudos, como um timer de 10 a 15 minutos, entendendo, como uma espécie de desafio, que esse período deve ser aproveitado o máximo possível, sem nenhum tipo de distração. “Aos poucos, o estudante pode ir expandindo esse tempo para 20, 25, 30 minutos, até que ele consiga uma elasticidade maior e uma maior concentração”, diz Molina.
3- Tenha um ambiente de estudo livre de distrações
Para não perder tempo e focar exclusivamente nos conteúdos estudados, é essencial que o estudante tenha um ambiente livre de distrações. Para isso, além de organizar o espaço e pedir a colaboração da família, ele pode colocar o celular no modo avião e priorizar estar longe de aparelhos eletrônicos, como a televisão.
4- Faça pausas
Um elemento importante, que deve ser combinado a outras técnicas de concentração, é definir pausas durante os estudos. Nesse tempo, que não deve ser muito extenso, o estudante pode fazer um alongamento, acessar as redes sociais ou relaxar — tudo de forma estruturada e organizada.