6 vantagens que falar outras línguas pode trazer para sua carreira

O domínio de um idioma estrangeiro impulsiona a vida profissional e acadêmica do indivíduo, abrindo o caminho para oportunidades em instituições internacionais

Em um mundo cada vez mais globalizado, aprender uma nova língua é fundamental para se conectar com falantes de diversas partes do mundo e, consequentemente, expandir as próprias visões. Além de fortalecer o senso crítico do indivíduo, falar outros idiomas pode gerar oportunidades profissionais — seja para os jovens que estão iniciando a vida acadêmica e a carreira, ou para aqueles que já estão há décadas no mercado.

1- Networking

Falar uma língua capaz de conectar pessoas de países diferentes, como o inglês, fortalece as possibilidades de networking, tanto por meio das redes sociais quanto por meio de eventos internacionais, que reúnem profissionais de todo o globo.

2- Mais chances de ter um negócio bem-sucedido

“Aprender uma nova língua é descobrir sobre uma cultura diferente da nossa, já que a língua e a linguagem são ferramentas para criar e compartilhar significados e valores de uma sociedade”, explica Luiza Cardeal da Costa, professora do Sistema Anglo de Ensino.

Ela completa: “Imagine que você vai trabalhar na área comercial com empresas de outros países, se você consegue se comunicar com eles em outra língua, entender as nuances de uma cultura e mediar as diferenças culturais, você terá mais chances de ter um negócio bem-sucedido!”

3- Atendimento mais ético e humanizado

Esse conhecimento de outras culturas também proporciona um atendimento humanizado para profissionais de diversos setores, como comercial, saúde ou comunicação. Ao entender melhor as particularidades alheias, o indivíduo consegue se comunicar com o outro de forma mais ética e assertiva.

4- Adaptação mais fácil às novas tecnologias

Em um sentido prático, conhecer outra língua é essencial para a adaptação às tecnologias, pois em um mundo digital, traduzir conteúdos, localizar softwares e a envolver-se em projetos multilíngues são práticas que se tornam mais comum a cada dia que passa. Por isso, o conhecimento de idiomas é um pré-requisito para tais funções.

5- Acesso à mobilidade internacional

“Aprender uma língua nova, especialmente o inglês, a língua franca do século XXI, irá ajudá-lo na mobilidade internacional, caso queira fazer intercâmbio durante a faculdade, mestrado ou doutorado em outras universidades, ou então, trabalhar em empresas ao redor do mundo”, diz Luiza.

6- Bônus salarial

A última vantagem da lista, mas não menos importante, é a possibilidade de bônus salarial para aqueles que têm proficiência em uma língua estrangeira. Afinal, esse é um destaque que nem todos os profissionais do mercado, inclusive em cargos similares, apresentam.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *