*Artigo de Marcelo Perrenoud, autor do Sistema Anglo de Ensino
As teorias evolutivas são pontos recorrentes nas principais provas de vestibular, por essa razão esse tema deve ser muito bem estudado. O processo evolutivo é parte integrante na vida de todos os seres vivos, desde os mais simples até os mais complexos.
Vale destacar que evolução não é sinônimo de melhoria, mas sim de mudanças ao longo do tempo. E foi somente durante os séculos XVIII e XIX, que os avanços nas discussões sobre a ocorrência de mudanças nas espécies ao longo do tempo aconteceram de forma a consolidar o pensamento evolutivo.
A seguir, estão alguns pontos relacionados às teorias da evolução que podem aparecer em provas de vestibular:
Lamarckismo: Jean-Baptiste de Lamarck, em 1809, publicou o livro Philosophie Zoologique, onde defendia que as espécies tendem a uma progressão rumo à “perfeição”, além de aumentar sua complexidade ao longo do tempo. Segundo ele, o ambiente atuaria induzindo alterações nos seres vivos, proporcionando assim uma melhor adaptação. Segundo Lamarck, essas transformações dependeriam principalmente de dois mecanismos, atualmente descritos em duas leis: a lei do uso e desuso e a lei da transmissão das características adquiridas aos descendentes. Segundo Lamarck, o macaco-aranha teria desenvolvido sua cauda para melhor se sustentar na copa das árvores, enquanto o bagre-cego teria perdido sua capacidade de enxergar devido à falta de uso da visão dentro das cavernas e por fim, a girafa teria esticado seu pescoço para conseguir se alimentar das folhas mais altas.
Darwinismo e a seleção natural: ao longo de seus estudos, Darwin concluiu que, devido a fatores como predação, parasitismo, competição e alterações climáticas, os indivíduos de uma espécie estão em constante luta pela sobrevivência, o que implica a eliminação dos indivíduos menos aptos. A esse mecanismo Darwin deu o nome de seleção natural. Segundo as suas ideias, todos os seres vivos resultam de um processo de descendência com modificação e são provenientes de um ancestral comum.Nesse caso, o ambiente atua apenas como agente selecionador de características preexistentes. Questões sobre esse tema são muito recorrentes e exigem que os estudantes conheçam os princípios básicos da seleção natural e como esse processo pode levar à evolução.
Teoria sintética da evolução: é uma atualização do Darwinismo que incorpora a genética e a biologia molecular. Assim, apenas a partir do século XX foi possível explicar que as causas da variabilidade são as mutações e a recombinação gênica.
Além das teorias evolutivas, os vestibulares sempre abordam questões sobre evidências da evolução, seleção artificial, processos de especiação e tópicos relacionados com a evolução humana.
Bons estudos e viva o processo evolutivo!
Marcelo Perrenoud – Biólogo formado pela UNESP, Pós-graduado em Gestão Ambiental pela USP e Mestre em Ciências Ambientais. É professor e autor do material didático do Sistema Anglo de Ensino. Possui também um canal de vídeoaulas de biologia, o Biokrill. (www.youtube.com/biokrill).