Ensino remoto na Educação Infantil precisa combinar atividades analógicas e digitais

Crianças precisam de estímulos diferenciados, aulas e tarefas somente no modo online podem levá-las a perder o foco; planejamento do professor deve prever essa diversidade

O isolamento social e o ensino a distância têm aumentado o tempo de exposição dos estudantes às telas de computadores, tablets e celulares. Nesse contexto, os professores precisam pensar em equilibrar propostas digitais e analógicas, principalmente para os alunos mais novos, da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. 

“Os alunos necessitam de estímulos diferenciados, para qualquer segmento da Educação Básica. Se o professor ficar somente na aula digital, vai chegar uma hora em que o estudante vai perder o foco e se dispersar”, afirma Alexandra Morastoni, assessora pedagógica do Sistema Anglo. Além disso, segundo ela, quando o professor sugere que o aluno construa algo ou pesquise sobre determinado tema, ele dá oportunidade para que o estudante seja agente de sua aprendizagem, trazendo o protagonismo à tona.

A assessora diz que estamos vivendo uma situação atípica e que para articular as atividades analógicas e as digitais o professor precisa se pautar em seu planejamento.  “Inserir esses momentos de construção e de execução das aulas é de extrema importância, pois dá previsibilidade e organização para o trabalho pedagógico”.

Para que os educadores equilibrem estas propostas de atividades, Alexandra sugere verificar a programação de conteúdos no material didático, olhar no manual do professor se já existe alguma sugestão de atividade analógica em relação a aquele conteúdo e adaptá-la para a aula a distância. Em seguida, elencar, no planejamento, quais serão as atividades online e analógicas para a semana e planejar qual será o feedback dessas atividades no coletivo ou no individual, por meio das aulas síncronas ou assíncronas. Também é possível organizar o portfólio dessas atividades — o professor pode solicitar para que os alunos levem as produções no retorno das aulas presenciais –, compondo o processo avaliativo do ano.

De acordo com Alexandra, é muito importante que o professor diversifique também as atividades, tanto as analógicas quanto as digitais. “É sempre bom lembrar que os alunos aprendem de formas diferentes e que precisamos oportunizar esses momentos para que desenvolvam as habilidades e competências planejadas para o ano letivo.”

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