Projeto Escola Sustentável: educação ambiental na prática

Pensando no futuro do planeta, o Projeto Escola Sustentável da Creche e Escola Sagrada Família promoveu o plantio de 300 mudas pra compensar a quantidade CO2 liberada pelos veículos que levavam e traziam os alunos para a escola.

Mas essa não foi a primeira e nem a única iniciativa da creche, a instituição engloba uma dezena de medidas de sustentabilidade para viabilizar a conscientização e educação ambiental dos alunos por meio da vivência prática.

As medidas englobam desde eficiência energética, eficiência hídrica, compostagem até geração de energia solar fotovoltaica. Dá uma olhada:

O projeto incentiva o aprendizado sobre economia financeira para os pequenos, além da diminuição dos impactos ambientais gerados pela instituição.

Como fazer na minha escola?

As gestoras da creche, Ana Cecília Arruda e Alexsandra Ramos, aplicaram as seguintes estratégias pensando na sustentabilidade. Veja quais delas você consegue aplicar na sua escola:

  • Iluminação

    Todas as lâmpadas fluorescentes foram trocadas por lâmpadas de LED. O resultado foi a redução em 55% do consumo de energia!

  •  Refrigeração

    Os condicionadores de ar foram substituídos por aparelhos novos, com a potência de 30.000 BTUh e selo PROCEL-A de eficiência. Com isso, 15% do uso de energia elétrica foi reduzido.

  • Geração de Energia

    Foram instalados 10 painéis solares fotovoltáicos para geração de energia solar. O sistema gera uma economia de R$ 293 mensais ou R$ 3.521/ano.

  • Captação de Águas

    A creche economizou 10% do consumo de água devido ao sistema de captação de água da chuva. O melhor de tudo é que o projeto foi pensado para o melhor aproveitamento das instalações que já existiam.

  • Consumo de Água 

    Redutores de vazão nas torneiras representaram 30% na redução do consumo de água.

  • Horta Orgânica 

    Temperos e verduras foram cultivados na horta da creche garantindo uma alimentação livre de agrotóxicos para os alunos.

  • Compostagem

    A composteira tem operado dentro de sua capacidade de decomposição
    de 5kg por dia, reduzindo em 40% o volume de resíduos orgânicos gerado na cozinha.

  • Compensação de CO2

    Desenvolveu-se uma “calculadora de compensação” que indica o número de árvores a serem plantadas pela instituição para que as emissões geradas pelas atividades da escola sejam anuladas.

São práticas como essa que nos fazem pensar que a educação ambiental deve ser ensinada desde a educação infantil. Afinal, os pequenos de hoje serão os grandes líderes de amanhã!

E você, qual impacto quer causar no mundo como escola, aluno, gestor ou professor?

Conte-nos uma iniciativa inspiradora da sua escola aqui e vamos publica-la no blog.