Alunos se transformam em escultores por um dia em projeto de educação artística

Em Mogi das Cruzes, região metropolitana de São Paulo, uma parceria entre o Colégio Millenium Construtivo e o artista Rodrigo Bittencourt tem aproximado os estudantes da arte, estimulando a criatividade e fortalecendo o trabalho coletivo. Denominado “Eu Sou Escultor”, o projeto encabeçado pela professora Sheila leva os alunos do segundo ao quinto ano do Ensino Fundamental para serem escultores por um dia.

“A ideia partiu do Rodrigo Bittencourt, que é pai de uma de nossas alunas, e a escola abraçou a possibilidade. Assim como o seu pai Lúcio Bittencourt, o Rodrigo expressa a arte por meio da construção de esculturas com materiais advindos de indústria, da sucata. O mais interessante é que todas as obras respeitam a forma original de cada objeto”, conta Sandra Piva, coordenadora pedagógica do Colégio Millenium Construtivo.

A escola disponibiliza todo o aparato necessário para levar os alunos até o ateliê de Rodrigo, local onde os jovens são incentivados a escolher as peças que serão utilizadas e a refletir sobre o que cada um pretende criar a partir delas. A partir disso, o céu se torna o limite. Parafusos e engrenagens se tornam flores, placas de metal se transformam em escamas de peixes e ferraduras viram um arco-íris.

“É um trabalho sobre como o que até então era visto como lixo pode ser transformado em arte. Além de o projeto conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem, ele estimula a criatividade e a capacidade de raciocínio lógico de cada um”, afirma Sandra.

Sob o comando da professora Sheila, o projeto “Eu Sou Escultor” existe desde março deste ano e abrange crianças entre 8 e 10 anos. Por isso, são tomados cuidados especiais com a segurança. A parte do trabalho que envolve solda, por exemplo, é realizada por Rodrigo Bittencourt depois que as crianças voltam para a escola. Só então elas recebem a obra de arte, pintam com tinta guache e colocam o trabalho em exposição.

One comment

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *