Estudantes criam projeto de meio ambiente e fazem parceria com prefeitura para instalar Ecoponto móvel

Tarefa incentiva a socialização dos estudantes com o bairro local e a divulgação de ações realizadas no ambiente escolar

A educação ambiental é primordial para que a sociedade desenvolva uma visão mais responsável pelo planeta. Nesse sentido, o cidadão é peça-chave para que o desenvolvimento sustentável não seja somente uma teoria.

O Colégio Anglo Cidade de Salto, a fim de cultivar esse pensamento em seus alunos, criou o projeto “Cidadania e Meio Ambiente” com a turma do 3º ano do Ensino Fundamental I. Eles utilizaram como apoio o próprio material didático do Sistema Anglo de Ensino, através de uma atividade proposta no programa de aulas.

O foco do trabalho era não só pautar a questão sustentável, mas também incentivar a comunicação da escola com a comunidade local, especificamente o bairro Jardim D’Icaraí, onde a Instituição está localizada.

Em parceria com a prefeitura de Salto, o colégio instalou o Ecoponto Móvel – local que permite o descarte de materiais recicláveis na instituição. Os alunos distribuíram panfletos informativos entre os vizinhos e estudantes de outras escolas da região e plantaram mil mudas de árvore em bairros próximos.

Para Giuliana Bordin, coordenadora pedagógica da instituição, a iniciativa despertou a conscientização das crianças. “A coleta seletiva e a necessidade de preservarmos o meio ambiente são importantes e contribuem com a melhoria de nossa própria qualidade de vida”, conta.

A sensibilização tanto dos alunos quanto da comunidade é imprescindível para entender que a poluição causa um desequilíbrio ambiental, de acordo com a coordenadora. “Eles precisam entender que são agentes construtores de suas histórias. Foi gratificante ver o envolvimento dos alunos, principalmente no plantio das árvores”, conclui Giuliana.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *