Balaio Colorido: experimentar é a melhor opção

Projeto de educação nutricional mostra a importância de ter um paladar flexível e manter uma alimentação balanceada

Com alimentos industrializados tão chamativos nas prateleiras dos supermercados, é importante ensinar as crianças – e também seus pais – a valorizarem o que a natureza oferece. Com base nesta percepção, o Colégio Lumen (Guararapes – SP) começou o projeto “Balaio Colorido” para incentivar a formação de hábitos alimentares mais saudáveis.

“A obesidade infantil é uma doença que acomete muitas crianças em todo o mundo, prejudicando o desenvolvimento e a qualidade de vida. Nós temos que mostrar para as crianças as possibilidades de uma alimentação mais saudável, sugerindo que eles não tenham receio, nem recusem nenhum alimento sem provar antes”, conta a professora Laura Spegiorin, nutricionista e coordenadora do projeto.

Estudantes da Educação Infantil têm uma aula por semana na qual aprendem mais sobre os alimentos. Nos primeiros bimestres, os alunos, todos entre 3 e 6 anos, tocam, cheiram e experimentam diversas frutas, legumes e verduras, ampliando seus gostos. Além disso, os alunos têm oficinas de culinária saudável, nas quais preparam, por exemplo, brigadeiro sem leite condensado.

Na segunda fase do projeto, os alunos refletem sobre os alimentos industrializados, seus componentes (açúcares, gorduras, conservantes, corantes etc.), informações nutricionais e suas desvantagens. Já nos últimos bimestres, há o contato com a terra, por meio do cultivo de uma horta no próprio colégio.

E o trabalho não para por aí. “Nossa percepção é de que o projeto precisava ser ampliado, não ficasse restrito às atividades com os estudantes”, conta Laura. A solução foi criar um espaço de compartilhamento de experiências: mais do que apenas perceberem as mudanças de hábitos em seus filhos, os pais agora participam do grupo do “Balaio Colorido”, no Facebook. Lá, a professora publica os conteúdos das atividades com as crianças, e também compartilha diversas dicas direcionadas aos responsáveis, que também contribuem.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *