Plantio de mudas aborda conscientização ambiental e aula de história

Colégio planta 40 Ipês e doa mais de 250 mudas de árvores da flora amazônica

Quando o assunto é meio ambiente, a conservação da fauna e flora, junto às mudanças climáticas são temas frequentemente discutidos pela ONU (Organização da Nações Unidas) e outras instituições internacionais. Por estar próximo a Floresta Amazônica, o Colégio Primeiro Passo, de Rio Branco (AC), caminhou na direção dessa conservação com uma ação em homenagem ao Dia da Árvore: a distribuição de 264 mudas de espécies nativas da região.

O projeto, que ocorre todo ano, contou com uma inovação, o plantio de 40 mudas de Ipê na extensão do território escolar. Alunos de toda a escola participaram do processo de plantar e cuidar da árvore, regando-as todos os dias.

Mariana Marcondes, coordenadora do colégio, explica que o estudo do meio ambiente tem que ser colocado em prática para que todos possam ver o resultado e assim se dedicar mais ao cuidado com o ecossistema: “Nós abordamos esse plantio como forma prática desse estudo em homenagem ao Dia da Árvore, mas a conscientização vai além disso. O consumo de água a qualidade do ar, são outros temas quem também são estudados”.

Os Ipês que foram enraizados na escola, além de embelezar o ambiente, tornaram-se fonte de lazer para os estudantes. “O colégio divide espaço com uma faculdade, então o caminho principal que leva ao prédio é bem movimentado e é justamente onde plantamos as árvores. Essas fazem sombra ao longo do trajeto propiciando trilhas, caminhadas e até momentos para descansar” conta a coordenadora.

A outra metade do projeto foi a distribuição de mudas de espécies nativas da região. Todos os alunos do Ensino Fundamental I receberam uma e levaram para suas casas, onde as plantaram e repassaram o que tinham aprendido na escola com seus familiares. Mariana conta que a distribuição dessas mudas agrega interdisciplinaridade ao projeto: “Nós, aqui no Acre, estamos cercados pela Mata Amazônica, e cada árvore abriga uma história diferente, portanto quando entregamos uma muda de seringueira a um aluno, estamos passando o conhecimento sobre a colonização do Acre, a extração da borracha e todo o conteúdo desconhecido sobre o nosso estado”.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós.

 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *