Escola em Minas Gerais promove curso de ballet como projeto social

O “Dança do Bem” surgiu em 2016 e segue transformando a vida de crianças carentes

O colégio Anglo Professor Jairo Grossi, de Caratinga (MG), trabalha desde 2001 com foco em arte e esporte com a “Escolhinha de Dança”. O curso extracurricular de dança conquistou a excelência em ter uma aluna aprovada na Escola de Teatro Bolshoi, renomada no ensino de ballet. Em 2016, foi dado um novo passo com a criação do Projeto “Dança do Bem”, no qual crianças de escolas públicas e de baixa renda ganharam a oportunidade de fazer aulas de ballet gratuitamente.

Os estudantes interessados passam por um processo de seleção que, além dos pré-requisitos das condições socioeconômicas, são avaliadas competências físicas como rotação do quadril e flexibilidade – e outros critérios comumente utilizados para o ingresso em escolas de ballet. Dessa forma, foi possível, em 2016, preencher as 25 vagas diante de 325 inscrições.

A professora responsável pelo projeto, Kellyusqya Rodrigues, explica: “Realizamos as etapas do processo de forma a serem momentos lúdicos e prazerosos para as crianças”.  A seleção também conta com a ajuda das alunas da escola. As mais experientes, por exemplo, acompanham a execução dos movimentos e ainda avaliam o desempenho dos pequenos, que devem ter de 7 a 11 anos para competir por uma vaga.

O projeto envolveu ainda os pais do colégio Professor Jairo Grossi. Eles contribuíram para a divulgação das vagas e compraram produtos no bazar, que foi elaborado a fim de arrecadar os recursos necessários para dar início ao projeto. No entanto, ao longo do ano, cabe ao colégio arcar com os custos do “Dança do Bem”. O alto valor despendido por cada aluno é um dos principais empecilhos à expansão do projeto; o figurino da apresentação anual, por exemplo, custa em torno de R$300.

As crianças aprovadas no Dança do Bem têm aulas de ballet duas vezes por semana, de uma hora de duração, no colégio Professor Jairo Grossi. Rodrigues reforça que o objetivo não é formar bailarinos profissionais, mas promover o exercício físico, a saúde, a arte e a disciplina.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor.  Envie-nos a sua história.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *