Escola cria projeto para ensinar a educação no trânsito

Colégio Franciscano Santa Izabel promoveu ação com alunos do Ensino Infantil

Com o objetivo de motivar uma mudança de pensamento das famílias e desenvolver a noção de direção defensiva dos próprios alunos, o Colégio Franciscano Santa Izabel, da cidade de Bandeirantes, no Paraná, desenvolveu um projeto de educação no trânsito no Ensino Infantil.

Dentre as atividades, foram realizadas uma experiência em minicircuito simulando as ruas da cidade, a pintura de uma faixa de pedestre em frente à escola e o apoio da CIRETRAN (Circunscrição Regional de Trânsito), órgão que presta apoio ao trânsito na cidade.

“A ideia do projeto nasceu da observação diária em relação a imprudência e ao desrespeito às leis de trânsito na comunidade. Dirigir falando no celular, estudantes sem cinto de segurança, os menores fora da cadeirinha. Diante de tudo isso, surgiu esse desejo de trabalhar a conscientização do trânsito com os alunos”, conta a professora Graziela Vasconcelos.

Durante as atividades foram realizadas: a apresentação de diferentes meios de transporte e de desenhos infantis que trabalhavam o tema abordado e a confecção de veículos com materiais reciclados. Em paralelo, os pais participaram de palestras e receberam vídeos que promoviam a conscientização. Já na porta do colégio, foi feita uma pintura de faixa de pedestres em 3D.

É muito importante também a aproximação com os pais e familiares, partindo do princípio de que as atitudes deles que forma a consciência cidadã. Isso significa que filhos de pais que respeitam as leis de trânsito, tendem a seguir as normas, pois crescem com o exemplo de conduta.

“O retorno do projeto foi bom e divertido porque as crianças passaram a cobrar os pais. Elas ficam bravas quando eles atravessam o sinal vermelho e também passaram a aceitar com mais facilidade a sentar na cadeirinha. Foi uma troca divertida em que todos puderam crescer juntos”, afirma a professora.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *