Colégio aplica ensino híbrido no Fundamental

Escola Espaço Livre conta com apoio de pais e professores em projeto

escola_espaço_livre

O avanço das tecnologias de informação reflete na sala de aula e os desafios levam os professores a buscarem diferentes estratégias para envolver os jovens. Na Escola Espaço Livre, em Monte Azul Paulista, interior de São Paulo, essa mudança já é realidade. Nas aulas de português do Ensino Fundamental I e II, os estudantes realizam atividades relacionadas ao Ensino Híbrido, envolvendo Metodologia Ativa e a Sala de Aula Invertida.

“Nós já pensávamos em maneiras de atender essa nova geração, que não consegue ficar cinco ou seis aulas só assistindo ao professor. Em 2014 fomos a um congresso do Anglo e nos aprofundamos na metodologia do ensino hibrido. Assim, conseguimos trazer essa prática para a escola. Junto ao material do Anglo, foi um casamento perfeito” conta a professora Renata Bastos.

A instituição realizou a formação dos professores e contou com o engajamento dos profissionais, que abraçaram a causa e passaram a atuar como mediadores da aprendizagem, auxiliando o aluno na gestão e desenvolvimento de suas próprias práticas e experiências. Ao combinar atividades online e presencial, o estudante passou a ser o protagonista da aprendizagem.

“A motivação do aluno cresceu, ele vem não só para ouvir o professor, mas para tirar dúvida. A chegada do Plurall deu ainda mais autonomia e hoje, eles estão se superando, se reúnem em grupos de pesquisa, gerenciam o tempo deles” afirma Renata sobre a plataforma do Anglo criada para conciliar o universo escolar com a rotina intensa do aluno.

Família

Para a mudança acontecer, o apoio da família foi fundamental. Segundo Renata Bastos, no início, os pais ficaram preocupados pois estavam acostumados com a forma antiga. “Foram feitas reuniões bimestrais com os responsáveis, demonstrando todo o método de trabalho. Realizamos atividades onde eles se colocavam no lugar dos alunos, para que percebessem o quanto a mudança fazia sentido. Hoje, eles enxergam nitidamente o resultado: os estudantes desenvolvem cada dia mais a capacidade de argumentação oral e de entender o mundo”.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *