Aluno do Anglo representa Brasil em Olimpíada de Astronomia e Astrofísica na China

Olimpíadas

Estudante do Colégio Cristo Rei é um dos 5 integrantes da equipe que viaja em novembro

Após ser selecionado entre 80 mil estudantes de todo o país, Lucas Pinheiro, aluno do Colégio Cristo Rei, de Marília, no interior de São Paulo, se prepara agora para participar da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA). A competição acontece em novembro na cidade de Pequim, na China.

Lucas já está no terceiro ano do Ensino Médio, mas vem se destacando em diversas competições científicas desde os últimos anos. A classificação na Olimpíada Brasileira de Astronomia permitiu que ele fosse selecionado para fazer parte de grupo de 24 estudantes que foram treinados e avaliados para compor o time que representará o Brasil no desafio internacional. Após seleções, cinco desses jovens foram escolhidos, entre eles o estudante mariliense.

“Eu comecei a participar de olimpíadas científicas em 2015, quando estava no nono ano. Desde então, consegui bons resultados e, em 2016, comecei a pensar na possibilidade de representar o Brasil em uma competição internacional. Na minha preparação para as seletivas, precisei estudar muitas matérias que são abordadas apenas em cursos de graduação em astronomia e física, o que me levou a utilizar vários materiais de ensino superior. Além disso, treinei para provas práticas que envolvem o manuseio de diversos tipos de telescópios e lançamento de minifoguetes”, conta Lucas.

Lucas também é aluno do High School Cristo Rei. Com o curso internacional ele pretende melhorar ao máximo seu currículo acadêmico para pleitear uma vaga numa boa instituição de ensino superior estrangeira de língua inglesa.

Segundo o professor Rogério Costa, que acompanhou a trajetória do estudante no colégio, Lucas tem uma perspectiva interessante das coisas. “Desde o oitavo ano percebi que ele tem facilidade de entender as linhas de raciocínio e os aspectos de causa e consequência, o que é muito importante para quem estuda Ciência. Não tenho dúvidas de que Lucas tem um caminho brilhante à sua frente”, afirma.

Mesmo com esforço e dedicação, Lucas afirma que foi surpreendido pela notícia da classificação. “As provas das seletivas são extremamente difíceis e todos os alunos finalistas estavam muito bem preparados. Agora eu vou intensificar ainda mais a minha rotina de estudos para conseguir representar bem o Brasil e tentar voltar da China com uma medalha”, ressalta.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *