Volta ao mundo desenvolve respeito às diferenças

Colégio Educar, de Mogi Mirim, realizou projeto baseado em livro da Unesco

Tendo como proposta pedagógica explorar e observar os diversos modos de vida, o Colégio Educar, de Mogi Mirim, em São Paulo, realizou uma volta ao mundo entre os alunos do Ensino Infantil e Fundamental I. Dentro da própria instituição, foram criadas “embaixadas” de diversos países e os estudantes puderam descobrir mais sobre culturas estrangeiras.

“Tivemos como ponto de partida o livro da Unesco “Crianças de Todo Mundo”, em que mostra crianças de todos os países, onde eles vivem. No primeiro momento, simulamos uma imagem de avião, trabalhamos em matemática a quantidade de passagens, de poltronas, os nomes de cada poltrona. A partir disso, demos início a viagem aos países”, diz a coordenadora pedagógica Eliane Freitas.

As turmas aprenderam sobre países como Inglaterra, Itália e Japão. Em cada região, colocada em locais diferentes do colégio, foram trabalhadas várias questões culturais, dentre elas as cores da bandeira, as brincadeiras do país, as músicas e a culinária. A escola ainda convidou imigrantes para participar, contando aos estudantes sobre suas origens.

“Com o projeto, os estudantes desenvolveram a habilidade de reconhecer e conhecer outras culturas e o respeito às diferenças e às outras culturas. Ao final, eles entenderam que todos somos diferentes e que todos devem ser respeitados cada um com a suas diferenças”, completa Freitas.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *