Lixo se transforma em arte nas mãos do Ensino Fundamental

Colégio Sagrado Coração realizou atividade de reciclagem com estudantes do sexto ano

Apesar de sempre ter incentivado atividades envolvendo reciclagem, a professora Phamela Ferreira, do colégio Sagrado Coração, de Curitiba, Paraná, se incomodava com a quantidade de lixo resultante dessas ações. Diante desse problema, se reuniu com os estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental para desenvolver uma nova forma de conscientização sobre o lixo.

Com o desenvolvimento da aula de Ciências proposta no material do Sistema Anglo, e em parceria com o professor de empreendedorismo da escola, a docente realizou uma atividade na qual os materiais recicláveis se transformaram em objetos de uso do cotidiano, com valor funcional. O resultado foi que os estudantes se empolgaram e muitos levaram mais de um item para a escola, totalizando 70 objetos.

O resultado foi exibido em uma exposição nos corredores da escola. “Foi uma forma dos estudantes perceberem que eles podem aproveitar os materiais e lixos jogados fora de forma criativa e podem até mesmo vender esses objetos. Teve um abajur, por exemplo, que as pessoas queriam comprar”, conta a professora Phamela.

Como forma de motivar os envolvidos, foi realizada uma premiação para os três melhores colocados. A eleição foi feita pelos estudantes das outras turmas, que responderam um mini questionário após observarem a exposição. As perguntas eram: Qual objeto mais útil? Qual tem a melhor aparência? Qual o mais criativo? Se eles estivessem à venda, qual você compraria?

“É importante desenvolvermos, além do conhecimento, condições para que os estudantes sejam cidadãos responsáveis, que se preocupem com o lixo e gerem menos impactos ambientais. O projeto despertou neles essa consciência”, diz Phamela.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós!

One comment

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *