‘Feira do Empreendedor’ promovida por escola estimula criatividade e espírito inovador em alunos

O Colégio Assunção, de São Paulo/SP, desenvolve atividades focadas em economia e empreendedorismo para os estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Para o Colégio Assunção, de São Paulo/SP, o espírito empreendedor é muito mais do que abrir um negócio e ganhar dinheiro. A escola defende que o sentido atual do empreendedorismo é ser feliz em sua área e promover um impacto positivo na vida de outras pessoas. Pensando nisso, a comunidade escolar promoveu a ‘Feira do Empreendedor’ entre os alunos do 5º ao 9º ano. Habilidades como criatividade e inovação foram algumas das competências desenvolvidas na dinâmica.

A ideia da atividade é fazer com que os alunos assumam riscos, identifiquem oportunidades e não tenham medo de errar e aprender. A proposta surgiu nas aulas de matemática e foi um jeito diferente de ensinar na prática a aplicação de juros, de porcentagem, da regra de três, do desenvolvimento do raciocínio lógico e de entender a matemática do dia a dia. Todos os temas foram associados a um contexto social.

Cada ano ficou responsável por aprofundar e desenvolver um tema. Os estudantes do 5º ano estudaram o significado de cesta básica e dos direitos do consumidor. Já o 6º ano aprendeu sobre propagandas, SAC, embalagens e consumismo. Alunos do 7º ano estudaram os juros de mercado, o significado de compras a prazo, à vista ou com cartão, os impostos no Brasil e no mundo e a aplicação correta dos impostos. O 8º ano ficou responsável pela execução e realização da feira do empreendedor. Eles criaram uma empresa, e foram em busca de patrocinadores e de matérias primas para desenvolverem seus produtos. Ao 9º ano coube o estudo de investimentos e poupança, além do estímulo a práticas que impactam o futuro.

O ápice do projeto sempre acontece com a turma do 8º ano que fica responsável pela execução da feira. Os alunos se dividem em grupos para desenvolver um produto e comercializá-lo. Essa etapa de planejamento consiste em pesquisa de mercado, elaboração de estratégias, segmentação de público, busca por patrocínio e contagem de lucros e despesas. A escola também incentiva os estudantes a criarem um ‘Diário do Empreendedor’ descrevendo todos os relatos, acontecimentos e a finalização do empreendimento.

Parte do lucro líquido obtido na feira é revertido para o Projeto Esperança, projeto social que oferece reforço escolar, atividades lúdicas, esportivas e de lazer, oficinas de informática, de inglês e de artes nas dependências do colégio, todos os sábados. As atividades são desenvolvidas com crianças e adolescentes das regiões periféricas da cidade de São Paulo. Para a escola, o ponto positivo do projeto é ajudar a preparar o aluno para a vida e a despertar espírito crítico e social para várias situações.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *