Colégio abre as portas para creche e elabora atividades com o objetivo de celebrar o Dia das Crianças

Todo o processo foi cuidadosamente pensado pelos alunos, que exerceram um papel ativo na proposta

A última comemoração do Dia das Crianças teve um sabor especial para os estudantes do Colégio Rodrigues Dias de São Paulo (SP). Eles receberam os pequenos do CEI Nossa Senhora Das Mercês para brincadeiras e comilanças.

Os alunos do colégio, com o auxílio dos professores, prepararam a programação de um dia inteiro de oficinas: boliche com peças de materiais reciclados, gincana na quadra, jogos educacionais no tablet e pintura facial. Cada sala do 1º ao 5º ano ficou responsável por uma atividade. Ao todo a escola recebeu 100 crianças entre 3 e 5 anos; metade em cada período.

O planejamento começou um mês antes da data e os estudantes foram ativos em todos os processos: confeccionaram os itens para as ideias propostas, cotaram preços e ajudaram a arrecadar doações para o lanche que seria servido às crianças. Além disso, quiseram contratar um serviço para filmar o grande dia e assim o fizeram. Para tanto, os discentes conversaram com comerciantes do bairro – a fim de obter recursos – e seguiram as metas propostas pelos professores.

A docente responsável pelo projeto, Priscylla Palazolo Caputo, conta o que mais a surpreendeu no desenvolvimento da iniciativa: “Foi a dedicação antes, durante e depois. Eles [os alunos] capricharam, cobravam a gente [educadores], eles pensavam em tudo. Não reclamaram de nada, pelo contrário, eles aproveitaram junto”.

Os estudantes foram responsáveis pela condução das brincadeiras: organizavam as filas, ensinaram os pequenos a jogar boliche, pegavam na mão para ajudar a subir escada, etc. Todo esse cuidado mostrou uma participação ativa e, segundo Caputo, os ensinou a esperar o tempo dos outros, ter paciência.

O contato com crianças de uma outra realidade social os despertou para serem mais conscientes e valorizarem o seu ambiente escolar e familiar. Um dos beneficiados contou à um voluntário que só comia na creche e não em sua casa. Esse episódio marcou já que pessoas tão próximas fisicamente têm uma condição de vida bem diferente da deles.

O projeto agradou pais, alunos e o corpo docente de tal maneira que, em dezembro, realizaram uma nova ação para fazer 100 sacolinhas de doações para o Natal. Elas continham brinquedo, sapato, roupa doce etc. Todas foram preenchidas. Assim, foi feita ainda a arrecadação de toalhas e panetones.

Para este ano de 2019 os jovens já estão pensando em novos projetos. “Eles viraram verdadeiros líderes” opina Caputo.

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