Pais de alunos vão à escola para conversar sobre experiências profissionais

Os encontros foram bimestrais e a última etapa do projeto contou com a participação de ex-alunos

A escolha profissional é uma fase importante na vida do estudante. Após anos de estudos, o aluno deverá tomar uma decisão específica que diz respeito às suas habilidades e sonhos. Também é um momento, entretanto, repleto de dúvidas, questionamentos e receios. Para resolver essas questões é necessário que diversos fatores sejam levados em consideração.

A fim de ajudar os jovens fazerem a melhor escolha, o Colégio Êxito, de Regente Feijó/SP, criou o Projeto Bom Dia Família. Nele, os pais de alunos foram convidados para encontros bimestrais na escola para fornecer um apoio aos estudantes.

A ideia era que cada familiar falasse na turma de seu filho sobre suas experiências pessoais e profissionais. O projeto abordou determinados temas trabalhados na disciplina de Empreendedorismo e Projeto de Vida, como valores, atitudes, autoconhecimento, sonhos, escolhas profissionais, empreendedorismo e mercado de trabalho.

Em cada encontro, o colégio recebia oito pais, que durante dez minutos conversavam com os alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª a 3ª série do Ensino Médio, na turma de seu filho. Os familiares, convidados pela diretora da escola, chegavam no início da primeira aula, sem que seu filho soubesse.

Durante a conversa, eles contavam sobre as dificuldades encontradas na vida acadêmica, detalhes da formação, o engajamento no mercado de trabalho e as mudanças enfrentadas ao longo de suas trajetórias.

O projeto alcançou seu objetivo de levar os pais para dentro do ambiente escolar e foi muito bem recebido pelos estudantes, que cobravam quando seria o próximo encontro e tentavam descobrir quem seria o próximo convidado. Essas visitas chegaram, inclusive, a influenciar na decisão da escolha profissional de vários alunos.

No último bimestre, os convidados foram os ex-alunos do colégio. O foco dessa etapa foi o ingresso à universidade e a colocação no mercado de trabalho. Os veteranos dividiram suas experiências e falaram sobre as desafios, conquistas e realizações. Um dos grandes destaques apontados por eles foi a importância do estudo para alcançar o êxito e o reconhecimento profissional.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós!

One comment

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *