Escola realiza 12 projetos de cunho social e desenvolve habilidades socioemocionais em alunos

Por volta de 100 discentes de oito turmas participaram da iniciativa

No ano passado, o Colégio Fidens, de São Paulo (SP) realizou a ação “Exercitando hábitos de liderança para a mudança social” com o objetivo de incentivar os seus estudantes a refletir e atuar em causas sociais. A base do projeto é socioemocional e está ancorada no programa “Líder em Mim”.

Assim, foram estabelecidos sete hábitos para treinamento: Proatividade; ter objetivo, saber priorizar as questões mais importantes, cultivar o pensamento do “ganha/ganha”, tentar compreender o outro antes de ser compreendido, praticar a sinergia e afinar o instrumento, ou seja, fazer com alegria.

Os estudantes executaram trabalhos voluntários e angariaram fundos para fazer doações. O curso prático de confecção de cachecol, a arrecadação de alimentos, brinquedos, ração e roupas e o incentivo à leitura estão entre as ações desenvolvidas. Ao todo foram realizados 12 projetos com temas variados.

O desenrolar do processo foi dividido em quatro etapas: sensibilização, brainstorm (chuva de ideias, em tradução livre), execução e avaliação de resultados. A primeira parte foi importante para fazer uma reflexão com os estudantes sobre a sociedade e o papel de cada um como agente de mudança.

Em seguida, as oito turmas participantes foram unidas para um debate a fim de criar os projetos. Um ponto primordial foi que todos deveriam não apenas compartilhar suas opiniões e ideias, mas também dar espaço para que todos os colegas pudessem se expressar.

Segundo a escola, os alunos estiveram muito engajados no processo e o diálogo junto aos professores foi realizado com respeito, compreensão e empatia. Depois, a fase de colocar a mão na massa ocorreu de forma a exercitar os sete hábitos anteriormente mencionados e se desenvolver como indivíduo.

O balanço geral das atividades foi muito positivo. Segundo a gestora, Gisele Silva, a empatia foi um ponto de destaque; além disso, ela afirma: “Hoje eles se sentem na responsabilidade de continuar a fazer práticas solidárias a fim de transformar a realidade”. Por volta de 100 alunos participaram das atividades.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *