Escola se mobiliza em campanha de conscientização no trânsito

Alunos do colégio Anglo-CID, de Dracena (SP), participaram de pesquisa sobre a importância de não se usar celular na direção

O Brasil é um dos países com o trânsito mais violento do mundo. Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), o país aparece em quinto lugar entre os recordistas em mortes no trânsito. Esses dados chamaram atenção dos alunos do colégio Anglo-CID, de Dracena (SP), que decidiram organizar um projeto de conscientização da mobilidade urbana.

O projeto “Ações conscientes para o trânsito urbano” teve como objetivo realizar uma pesquisa avaliando as questões comportamentais no cotidiano dos motoristas e dos transeuntes do município de Dracena (SP).

Um dos resultados identificados pelos estudantes foi a difícil solução imediata para os problemas que ocasionam os acidentes, como o uso do celular na direção. Após a pesquisa, os alunos distribuíram panfletos sobre a importância de não se usar o celular no trânsito urbano.

Os alunos do Fundamental II também estiveram presentes na Câmara Municipal da cidade e na reunião do CONSEG – Conselho Municipal de Segurança com o objetivo de apresentar os resultados encontrados no trabalho.

A persistência dos alunos em aprender e divulgar o projeto também mostrou como o hábito pode ser uma ferramenta de mudança na educação do trânsito. Para a escola, é importante estimulá-los a observarem os acontecimentos do cotidiano e as questões sociais para, desta maneira, pensarem em ações práticas que mudem a sociedade.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *