Escolha da escola: entenda o que considerar para essa importante decisão

 

Pais precisam ficar atentos a vários aspectos, como proposta pedagógica e formação dos professores, e verificar se a missão do colégio combina com os valores da família

A escolha da escola é uma das decisões mais complexas que os pais têm que tomar em relação à educação de seus filhos. É no ambiente escolar que eles vão desenvolver suas potencialidades de aprendizado e reflexão, estabelecer relacionamentos sociais e ter desafios que serão essenciais para a vida adulta. Por isso, é importante que a proposta pedagógica e a missão da escola estejam alinhadas aos valores da família. Além disso, questões práticas, como localização, horários e valores, também precisam ser consideradas.

Rosângela Zanesco, assessora pedagógica do Sistema Anglo dá algumas orientações aos pais. Em primeiro lugar é preciso entender como é a escola em termos de ensino, ou seja, se a sua missão e visão de educação estão de acordo com o que a família acredita e deseja para seu filho. “Uma escola confessional para famílias que não seguem aquela religião não seria adequada”, exemplifica.

A formação dos professores — cursos de graduação e pós-graduação que realizaram, por exemplo — é outro ponto importante. Ela também recomenda conversar com pais que têm os filhos no colégio para saber como é o convívio e a rotina. Outra dica é acompanhar o que a escola publica em seu site ou redes sociais. As atividades e trabalhos realizados podem dizer muito sobre o colégio. E, assim, os pais podem conferir se o discurso conversa com a prática.

Rosângela comenta sobre uma pesquisa que realizou sobre o que os pais levavam em consideração quando buscavam uma escola. O levantamento foi feito com cerca de cem famílias, em um colégio parceiro do Sistema Anglo, no final de 2018.

Segundo a pesquisa, na Educação Infantil, as principais preocupações dos pais dizem respeito ao bem-estar da criança, segurança e limpeza do ambiente e qualidade da alimentação e das atividades recreativas. Os pais também avaliaram de que modo questões relacionadas a horários, localização e logística de transporte atendem às necessidades da rotina familiar.

No início do Ensino Fundamental I, um aspecto importante na visão dos pais é a amplitude dos ciclos, ou seja, a possibilidade do aluno continuar no colégio até o Ensino Médio. Também foram citados a segurança, a quantidade de estudantes por classe, as atividades propostas no contraturno escolar (como possibilidade de fazer a lição de casa e estudar) e o espaço físico, como os laboratórios e as salas de aula, de artes, música e biblioteca. Por fim, a proposta pedagógica.

Já no Ensino Fundamental II e no Médio, o interesse dos pais, de acordo com a pesquisa, costuma recair na abordagem dos conteúdos, tendo em vista a preparação para o vestibular. As famílias levam em consideração a colocação da escola nos rankings de desempenho no Enem.

“Cada família pode priorizar um critério, dependendo do ciclo de ensino. Mas é importante verificar o conjunto desses aspectos. Quanto mais informações os pais tiverem sobre a escola, mais chances eles têm de fazer uma boa escolha”, finaliza a assessora.

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