Papel dos pais é importante na adaptação escolar da criança

Ter relação de parceria com o colégio, demonstrar segurança e explicar de maneira franca a rotina da escola, sem idealizações, ajudam o aluno a se acostumar com o novo ambiente

Ingressar na escola pela primeira vez ou mudar de colégio representa um desafio importante na vida escolar das crianças. Elas passam a conviver com novos colegas e professores e a integrar um outro ambiente, com dinâmica e regras próprias. Para uma boa adaptação, a parceria entre escola e família é fundamental.

Fernanda Braga Lopes, assessora pedagógica do Sistema Anglo, explica que chorar e fazer birras são reações esperadas da criança nesse momento, e que a expectativa é que essa fase dure em média duas semanas. “Se isso não acontecer, família e escola precisam se mobilizar para que a transição aconteça de forma mais tranquila. Deve haver uma conversa com os pais, para que eles contem como é a personalidade da criança e suas preferências, para que o professor comece a estabelecer um vínculo.”

Em alguns casos, segundo a assessora, os pais podem permanecer por um período na escola ou até mesmo na própria classe, como observadores, para dar mais segurança à criança. Permitir que ela leve um objeto com valor sentimental, como um brinquedo ou um paninho, também pode ajudar na adaptação.

Um fator fundamental é a postura dos pais nesse momento, que devem transmitir tranquilidade e segurança aos filhos. “Se eles estão inseguros com a situação, mesmo que não verbalizem, a criança percebe pelas atitudes”, observa Fernanda. E, quando os pais se referirem à escola, a orientação é que seja de maneira positiva e honesta, sem criar a expectativa de que é um lugar perfeito e sem regras. Também não é recomendável fazer barganhas, como prometer algo para o filho em troca da permanência na escola.

Por outro lado, a família deve elogiar cada conquista, mostrando orgulho com a adaptação e com os momentos em que a criança consegue ficar bem na escola. “Se os pais demonstram confiança no colégio, conversam francamente com os filhos e estabelecem parceria com a coordenação e professores, eles contribuem para que essa fase de adaptação aconteça de maneira satisfatória”, afirma a assessora.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *