Vivência em grupo ajuda seu pequeno no desenvolvimento social e emocional
A escola é um ambiente de extrema importância para socialização e desenvolvimento emocional da criança. Não é só o prédio, as aulas, os horários, conteúdos, alfabetização ou a disciplina que fazem parte da construção de valores do seu pequeno.
Um dos principais educadores da história, o brasileiro Paulo Freire, dizia que na escola tem gente que trabalha, tem gente que estuda, mas também que se alegra, se conhece, se estima. Ela está cheia de gente.
Você guarda boas lembranças dos tempos de escola? É possível que algum amigo ou amiga faça parte da sua vida até hoje. Então tenha certeza de que seu filho pode (e deve) experimentar esse privilégio.
Convivendo e aprendendo
Manter relacionamentos saudáveis faz bem para a formação pessoal. Isso vai desde relacionamento com os alunos, professores, coordenadores e funcionários.
Os relacionamentos ensinam o respeito às diferenças, ajudam na formação do caráter, geram compaixão, cumplicidade, solidariedade e empatia.
Autonomia
Desde cedo, é muito importante oferecer um espaço para que a criança desenvolva sua própria autonomia para explorar o ambiente e desenvolver vontades e escolhas próprias, sentindo-se aceita em todos os aspectos de sua personalidade. Mas, claro, isso tudo dentro de um limite saudável e seguro.
A vivência social faz a criança perceber o que é considerado certo ou errado naquele meio e como ela deve se comportar para o bem-estar do grupo.
Por isso, a escolha de uma escola que promova e incentive o cultivo das amizades é tão importante para a educação do seu filho.
Escolha um ambiente que, além de valorizar o conteúdo, também tenha um método de ensino bem organizado, e dê a devida importância para o desenvolvimento social e emocional.
Ele precisa e vai aprender. E aprender coletivamente é ainda mais importante.