Voluntariado: alunos de Sorocaba colaboram com APAE

Ao identificar que a APAE Sorocaba estava com dificuldades em registrar os cupons fiscais devido à falta de mão de obra voluntária, o Anglo Sorocaba envolveu os alunos dos 7os anos com o projeto Cupom Solidário.

“Partimos de uma necessidade da instituição para estimular cidadania e solidariedade entre os estudantes”, explica o coordenador pedagógico do nível de ensino, Ademir Feliziani.

Uma vez por semana, os alunos reservam uma aula para separar os cupons fiscais sem cadastro de CPF entregues pela instituição. As notas são separadas por estabelecimentos, CNPJ, data das compras e são cadastradas no site da “Nota Fiscal Paulista” – em nome da APAE Sorocaba.

Assim, a escola contribui para que os valores gerados de impostos são retornados para o uso da associação em seus trabalhos sociais e assistências.

Aluna Lívia Bovi
A aluna Lívia Bovi, do 7º ano, foi uma das voluntárias do projeto.

“A adesão foi imediata pelos estudantes, pois eles conhecem o trabalho sério da instituição e, logo, se mostraram à disposição em ajudar reconhecendo o papel importante que exercem na sociedade como um todo”, relata Feliziani. O projeto teve início no mês de junho de 2016 e vem conquistando cada vez mais adeptos.

“Eu nunca tinha feito nada parecido e achava que os cupons eram descartados e, quando a escola trouxe essa atividade, percebi que poderia ajudar a fazer algo a mais por eles, além de doação em dinheiro”, relata a aluna de 12 anos, Lívia Bovi.

Para o diretor administrativo do Anglo Sorocaba, Marcos Torres, o projeto vem dando tão certo que a ideia é expandir para os colaboradores, professores, pais, níveis de ensino e até mesmo ajudar outras instituições.

A consciência solidária é uma habilidade própria do aluno do século XXI. Contribuir com o próximo em prol de um mundo melhor é uma atitude que nos inspira e contribui para a formação de um aluno completo em todos os sentidos.

Sem dúvidas incentivar o trabalho voluntário na sua escola ajuda os alunos a criarem uma percepção de mundo muito mais refinada e preocupada com as questões sociais.

como fazer na minha escola?

  • LEVANTAMENTO DE DADOS

No site Voluntariado.org você pode pesquisar pelas instituições em sua cidade e verificar de que forma pode ajudar – algumas delas, inclusive, sobrevivem apenas com doações e trabalho voluntário. Toda ajuda é mais do que bem-vinda.

  • Mãos à obra

Que tal envolver os alunos em uma pesquisa sobre ONGs e instituições da sua regiãoDepois de listadas, convide-os a apresentar as causas pelas quais eles mais se identificaram e trazer propostas de colaboração com a organização.  

INSPIRE-NOS

Práticas como essa do Anglo Sorocaba são valiosíssimas para toda a comunidade envolvida. O trabalho voluntário envolve uma troca mútua – além estar em contato com realidades diferentes, cenários diferentes e conhecer novas pessoas; você também transforma o mundo das pessoas de lá.  Você ganha experiência e passa experiência de tudo que já viveu e, naturalmente, começa a ver as coisas com um novo olhar, respeitando mais as pessoas e as outras realidades.

E aí, qual impacto você quer causar no mundo como escola, aluno, gestor ou professor?

Conte-nos uma iniciativa inspiradora da sua escola aqui e vamos publica-la no blog.