Soletrando: alunos ampliam vocabulário em competição escolar

Motivação. Está aí uma palavra que acompanha o trabalho do professor em sala de aula. Ele precisa motivar seus alunos, sempre. Criatividade, novas propostas e ações tornam a aprendizagem mais significativa e o ensino por si só mais prazeroso.

É por isso que muitas escolas, durante todo o ano, realizam os mais diversos tipos de gincana. As crianças e até mesmo os adolescentes ficam entusiasmados com competições e, certamente, você confirma isso em sua rotina escolar.

Motivados, os estudantes rendem melhor, colaboram e, claro, aprendem. No Colégio Novo Tempo, já é tradição o Soletrando – uma competição que tem ajudado os alunos a se organizar, a trabalhar em grupo e a identificar suas próprias potencialidades e a de seus amigos.

 “Mais do que isso: tem o objetivo de ampliar o vocabulário deles, ajudá-los na compreensão do significado das palavras e mostrar a ortografia correta das palavras”, explica Priscila Farias, coordenadora do Ensino Fundamental.

Os alunos do 1º ao 5º ano  interessados devem se inscrevem e há etapas eliminatórias. A própria equipe pedagógica escolhe as palavras que serão soletradas. São cerca de 30 palavras que fazem parte do cotidiano dos alunos.

Com a mesma lógica de outras competições, o Soletrando também contribui para fortalecer vínculos. “As crianças entendem que faz parte errar, aprendem a torcer pelo outro. O evento é sempre aguardado com expectativa”, ressalta.

 COMO FAZER NA MINHA ESCOLA

Aqui, você pode conferir uma sugestão no Portal do Professor, do Ministério da Educação.

Outra alternativa é reunir a equipe de português para criar a sua própria competição, escolhendo palavras que apareceram em sala de aula.

INSPIRE-NOS

Toda iniciativa que integra as turmas, que mostra o conteúdo de formas diferentes facilita o trabalho do professor em sala de aula e, sem dúvida, favorece o desenvolvimento dos alunos. Além disso, nada melhor do que dar a sua contribuição para que sejam mais participativos.

E aí, qual impacto você quer causar no mundo como escola, aluno, gestor ou professor?

Conte-nos uma iniciativa inspiradora da sua escola aqui e vamos publica-la no blog.