Para acompanhar o ritmo das novas gerações, muito ligadas à tecnologia, a Educação precisa passar por mudanças, adaptações. Ciente disso, a equipe pedagógica do Centro Educacional Taboão (São Bernardo do Campo, SP) implementou neste ano a disciplina de Educação Tecnológica, aliada a uma plataforma virtual.
Em um primeiro momento, a novidade chegaria apenas para os alunos das recém-criadas turmas do Ensino Médio. Entretanto, o projeto teve seus horizontes expandidos, atendendo todos os níveis de Educação Básica da instituição.
Tania Cristina Soterrone Santos, diretora pedagógica do Centro Educacional Taboão, conta que já se havia tentado implementar o ensino da informática com equipes em laboratório. Mas agora, com novos materiais e a integração com o ambiente digital, a Instituição conseguiu montar um projeto pedagógico consistente, a par das novidades e das necessidades da nova geração de estudantes.
No primeiro estágio, que compreende turmas do Ensino Infantil ao Fundamental I, os alunos utilizam os kits de Robótica Solar. “O principal diferencial desse projeto é como ele trabalha com sustentabilidade e materiais recicláveis”, afirma Tania. A aula divide-se em uma parte em que são abordados conceitos de informática e outra mais prática, com a robótica.
Já para os alunos do Ensino Fundamental II é apresentado o Projeto Arduino, ferramenta física de computação de código aberto em que o aluno pode controlar seu projeto, conforme a temática desenvolvida. Aplicando os conceitos nos aparelhos, os estudantes desenvolvem objetos interativos, controlando uma variedade de luzes, motores e outras saídas físicas.
Para dar continuidade à disciplina de Empreendedorismo ministrado no 9º ano, a Educação Tecnológica para alunos do Ensino Médio traz um curso sobre e-commerce (comércio eletrônico), buscando preparar o aluno para o mercado de trabalho digital e para as novas tendências da área. O programa contempla desde a criação e administração de uma loja virtual, até o desenvolvimento de projetos e marketing online.
Além das atividades desenvolvidas em sala, os alunos também têm acesso a um ambiente virtual de aprendizagem na Plataforma Moodle, que oferece material didático em PDF, vídeos, jogos temáticos, avaliações online, entre outras funcionalidades.
Trata-se de um projeto piloto, mas Tania afirma que já é possível perceber como a nova disciplina está conseguindo desenvolver habilidades como segurança e vontade de agir, principalmente refletidas nas iniciativas de negócios virtuais que os alunos do Ensino Médio estão preparando para o segundo semestre.
Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido com os alunos.
Equipe muito dedicada e com inovações preparando estas novas gerações.
Vejo que há um grande incentivo da parte do colégio, que mostra preocupação em formar bons alunos, com inovações para contribuir na formação com bagagem não somente de conteúdo, mas também de vida.
Enquanto professora submetida a diversos desafios, venho aprendendo mais a cada dia e crescendo junto ao colégio.