Congresso Anglo na região Sul fomenta reflexão sobre os novos rumos da educação

Evento em Florianópolis/SC fortalece diálogo entre escolas parceiras e apoia a formação dos professores do Sistema

O Sistema Anglo de Ensino realizou na segunda semana de julho um Congresso destinado às escolas da região Sul do Brasil. Durante um dia inteiro no Colégio da Lagoa (Florianópolis – SC), as equipes de educadores, gestores e mantenedores de dezesseis escolas parceiras participaram de atividades e palestras que ofereceram apoio pedagógico e reflexões sobre temas relevantes para a vida e a carreira dos profissionais.

Para cada segmento da Educação Básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio – Pré-Vestibular, realizaram-se duas atividades, uma com um autor do material e outra com o assessor pedagógico. A professora Silvia Caporale, por exemplo, falou sobre o uso de jogos como recurso metodológico nas aulas de matemática, enquanto o professor Thiago Dutra de Araújo tratou do novo Ensino Médio e a construção de avaliações.

O evento contou com duas palestras: uma do consultor em educação Ricardo Orsini sobre o “O olhar do educador contemporâneo” e outra da psicóloga Débora Hoffmann, com o tema “Professor: a sua saúde está na sua agenda?”.

Em sua fala, Ricardo destacou que hoje as empresas passam por uma grave escassez de talentos em todo o mundo: só no Brasil, 43% dos recrutadores deixam de preencher vagas porque não encontram as competências necessárias nos candidatos disponíveis. Esses dados, do relatório de 2016 do ManpowerGroup, tocam seriamente o magistério.

“As inovações na Educação não se resumem à infraestrutura ou a incorporação de novas tecnologias, mas também na inovação das estratégias pedagógicas. Entre as inovações sugeridas, destaco a importância de o aluno ‘aprender a aprender’”, afirma Ricardo.

Débora, por sua vez, trouxe sua fala para um campo que sai das discussões metodológicas e pensa no ser humano. “Falar da saúde do professor é urgente, pois a categoria está entre uma das que mais adoecem. Devido ao grande envolvimento no trabalho, o professor acaba esquecendo de cuidar de si mesmo e deixando de cultivar hábitos saudáveis”. A profissional reiterou ainda a necessidade de os educadores aprenderem a colocar na vida pessoal a mesma qualidade depositada no seu trabalho.

Durante o evento, as escolas participantes puderam estreitar seus vínculos. “Essa troca de informações alavanca a Educação, pois é nela que revemos e/ou reafirmamos as nossas práticas”, conclui Débora.

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