Atividades resgatam Literatura de Cordel e lendas brasileiras para preservar a cultura e o folclore nacional

A palavra Folclore tem origem no inglês, o termo é a junção de folk, que significa “povo, nação” com a palavra lore, cuja tradução está relacionada à sabedoria e ao conhecimento. Folclore, portanto, é o nome dado ao conjunto de manifestações culturais, entre elas danças, comidas típicas, provérbios e lendas preservadas por um povo, por uma comunidade. Foi com a intenção de mostrar aos alunos toda a diversidade da cultura brasileira que o Claretiano Colégio, de Rio Claro (SP), colocou em ação a Semana do Folclore.

“Na Educação Infantil, as atividades envolveram pesquisa sobre o folclore das cinco regiões brasileiras referente aos brinquedos, brincadeiras, lendas e parlendas, personagens, danças, festas, comidas típicas. A partir da pesquisa realizada, os dados foram selecionados de acordo com os temas, distribuídos por série e foram elaborados cartazes, brinquedos e personagens com sucata”, conta Ivanise Marson Tomazella, coordenadora da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Claretiano.

Após as atividades, além das exposições e apresentações artísticas, os alunos receberam o professor de filosofia Antônio Felício Loureiro Thomaz, que participou do projeto contando histórias. Na Educação Infantil, contou “causos” do folclore como a história do Negrinho do Pastoreio e de Pedro Malasartes. Com os alunos de quarto e quinto ano do Ensino Fundamental, foi explorada a literatura de cordel.

O nome literatura de cordel surgiu devido à forma de expor os poemas. O conteúdo popular é impresso em folhetos e pendurados em cordas ou cordéis para serem vendidos. Os versos são rimados e os autores recitam de forma cadenciada, muitas vezes acompanhados de uma viola.

O projeto envolveu todos os professores, a coordenação pedagógica e a equipe da Biblioteca do Colégio, sob orientação de Gabriela Leandro Fontana. “Nosso objetivo é levar ao conhecimento dos alunos as diversas expressões culturais e populares do país, buscando fortalecer as tradições e costumes brasileiros, originários da miscigenação de diferentes povos”, afirma a coordenadora Fernanda Frolini Servidoni, também coordenadora da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Claretiano.

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