Com doações de Gelatina, colégio leva solidariedade a Hospital em Ribeirão Preto

Projeto incentiva o altruísmo e ajuda na tomada de decisões futuras

Os alunos do nono ano do Colégio Cervantes (SP) participam de um projeto de doações que proporciona a compreensão das necessidades básicas, emocionais e culturais de todas as pessoas e a percepção de que pequenos gestos sempre ajudam. O projeto “Generosidade também ensina – Projeto Gelatina” foi idealizado por alunos, professores e pais.

A organização ficou na mão das professoras de filosofia Vivian Filipin e Maria Fernanda Tarichi, que abriram os olhos para a gelatina: o produto principal das doações para o hospital Santa Casa de Ribeirão Preto, afinal, ele costuma ser a sobremesa dos enfermos. No entanto, a escola havia doado apenas fraldas, alimentos não perecíveis e produtos de limpeza.

“O nosso projeto sempre focou em conscientizar os alunos. Primeiramente, levamos a turma para uma visita com até a Santa Casa para descobrir o que podia ser fazer para ajudar. A ideia de doar gelatina foi muito inteligente e os alunos aprenderam muita coisa”, diz a diretora do colégio Ana Mary Cervantes.

Dentro da sala de aula, os alunos fizeram redações, fóruns e discussões sobre a melhor maneira de ajudar as pessoas, desenvolvendo o pensamento altruísta. Segundo Ana Mary, os estudantes passaram por uma grande transformação, afetando até mesmo suas visões profissionais: “Eles param e pensam: será que eu quero ser enfermeiro? Será que eu quero ser médico? É muita informação e isso faz eles pensarem bastante, o que é ótimo.”

Como parte do projeto, as séries participantes criaram enfeites para as salas de aula, todos inspirados em gelatinas. “O projeto deu tão certo que quando os estudantes contaram aos seus pais, eles começaram a doar caixas de pacotes de gelatina, criando um enorme estoque”, completa a diretora.

Além do “Projeto Gelatina”, a escola também doa brinquedos para a ONG Amor Amor, que trabalha com crianças das regiões periféricas de Ribeirão Preto. “O importante é conscientizar os estudantes para que o futuro seja mais agradável”, diz a diretora.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *