Jovens aplicam conceitos matemáticos em projeto social voltado para crianças carentes

Estudantes criam brinquedos a partir de materiais recicláveis e visitam creches para doação

A matemática é considerada por muitos alunos como umas das disciplinas mais difíceis do Ensino Básico: alguns ainda se perguntam como podem aplicar fórmulas e teorias matemáticas aprendidas na sala de aula em seu cotidiano. O Colégio Claretiano – Centro Educacional Stella Maris (Taguatinga – DF), pensando em estimular ainda mais a compreensão da matemática por meio de desafios no cotidiano, aliou os números e contas a uma causa social: a de ajudar crianças carentes por meio da construção de brinquedos com materiais recicláveis.

Os alunos colocaram em prática conceitos de dimensão, espaço e formas geométricas, criando objetos como carrinhos de rolimã, mesas de sinuca, mesas de ping-pong e tabuleiros de dama. “Nós estávamos pensando em como desenvolver o raciocínio lógico fora da sala de aula e, por isso, escolhemos lidar com jogos, que é um assunto atraente para os jovens”, diz Lucimar Cordeiro, professora de matemática do colégio.

No início, a ideia pareceu complexa a eles, o que gerou distanciamento, porém, os pais tiveram importante papel na conscientização do projeto, incentivando os filhos a entenderem o valor social da iniciativa. “Assim que os pais também perceberam a simplicidade do que estávamos propondo, ficou mais fácil para eles estimularem seus filhos”, comenta.

Os brinquedos produzidos foram doados para creches da região, que convidaram os estudantes a visitar o lugar e a conhecer outra realidade. “Fizemos esse projeto com o intuito de ajudar as crianças carentes e, ao mesmo tempo, para que os nossos alunos possam valorizar brincadeiras interpessoais, cada vez menos comuns à nova geração”, completa Lucimar.

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