Como a internet pode ser um lugar seguro para crianças e jovens?

Desafio_da_momo

Desafio da Momo reacende debate sobre cyberbullying

A internet transformou não só a forma como as pessoas aprendem, mas também como se comunicam e se relacionam. Os inúmeros benefícios das conexões digitais são inegáveis, entretanto, o uso desses canais pelos mais jovens, sem uma orientação responsável, pode potencializar problemas que já existem na vida offline. Nos últimos meses, por exemplo, o jogo “Baleia Azul” e a série “13 Reasons Why”, da Netflix, foram criticados por suposto incentivo ao suicídio entre adolescentes (falamos sobre isso aqui). Agora, porém, quem ganhou repercussão nas redes sociais foi a Momo, uma personagem falsa que pratica cyberbullying pelo Whatsapp.

Com um sorriso deformado, de orelha a orelha, cabelos compridos e olhos saltados do rosto, a Momo se tornou um desafio viral. Para participar, os adolescentes adicionam um número de telefone no Whatsapp e iniciam o contato com o perfil falso. A partir daí participantes afirmam ter sido alvo de chantagem, assédio e humilhação. Segundo a equipe de psicólogas do Anglo, além do perigo do roubo de dados e informações pessoais, o “desafio” está inserido em um contexto mais amplo e alarmante.

“’A Momo’ evidencia a vulnerabilidade que ficam sujeitos os usuários de internet, especialmente quando são crianças e jovens. Trata-se de bullying virtual e acarreta efeitos psicológicos e/ou físicos para a vítima, colocando-a em situação de ansiedade constante, afeta sua autoestima e pode levar à depressão”, afirma o SAP (Serviço de Atendimento Psicológico).

A internet tornou a difamação e as agressões ainda mais fortes devido ao seu potencial de alcance. Para quem se torna refém de um personagem como a Momo, nenhum lugar se torna seguro. Além disso, como o autor das ofensas pode se esconder atrás da tela do computador, sem medo de ser descoberto, ele sente que pode ser mais agressivo e impiedoso.

Para combater a Momo ou outras ações com viés depreciativos, os familiares precisam estar muito atentos ao uso que seus filhos fazem da internet, das redes sociais e das ferramentas de comunicação. “Recomendamos que os pais participem com as crianças durante o uso da internet, buscando compreender quais são os sites e atividades que despertam o interesse de seus filhos e assim, construam um diálogo aberto e franco sobre os riscos do meio virtual, orientando e instrumentalizando o uso”, conclui o SAP.

3 comments

  1. Digo sempre para os pais de meus alunos para ficarem de olho na vida online de seus filhos. A internet pode ser ótima mas também tem potencial de desencadear coisas terríveis

  2. Não gosto muito que minha filha fique na Internet, pois tenho medo das coisas ruins que la tem, prefiro fazer as pesquisas junto com ela!

  3. Estamos sempre atentos o que nosso filho faz no celular.
    Falamos para ele que somos seus melhores amigos dessa forma temos uma relação bastante aberta.
    Sempre alertamos dos perigos da internet.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *