Fuvest: o que fazer a uma semana da primeira fase?

sala de estudo

A prova é a principal porta de entrada para a Universidade de São Paulo e acontece no próximo domingo (25.11)

Novembro marcou o início da maratona de importantes vestibulares do país que segue até o começo do próximo ano. Como nas edições anteriores, a primeira fase da Fuvest acontece neste período e a uma semana da prova, os candidatos podem reforçar e relembrar alguns detalhes em sua preparação.

Segundo Madson Molina, coordenador do Curso Anglo, a Fuvest sempre teve uma característica conteudista em todas as áreas do conhecimento. “Nos últimos anos, porém, esses conteúdos vêm se alinhando às diretrizes educacionais mais recentes, envolvendo interdisciplinaridade e contextualização”, explica.

A dica nessa fase final, portanto, é olhar para assuntos mais específicos, já que a banca avaliadora exige profundidade em vários temas. “A verificação de provas anteriores e a programação do edital presente no manual do estudante podem ser consideradas ótimas balizas”, ressalta. Outro ponto de atenção dos candidatos é focar em uma estratégia de resolução da prova.

“A Fuvest é um concurso público, portanto, a nota individual do candidato não tem significado se não for comparada às demais. Por esse motivo, na primeira fase, uma questão a mais em qualquer matéria pode fazer você atingir ou superar a nota de corte do ano anterior”, relembra Madson.

De olho na segunda fase

Pouco mais de um mês separa a primeira fase da segunda e, como o tempo é curto, os candidatos já precisam se atentar para mudanças importantes na segunda fase deste ano. Recentemente a Fuvest divulgou alterações em sua estrutura de prova, dando mais peso para português e redação:

“A partir do vestibular Fuvest 2019, todos os candidatos farão somente duas provas na segunda fase: a de português e redação, que permanece igual aos vestibulares anteriores, e a de disciplinas específicas. Nessa prova específica, a quantidade de disciplinas requerida passou de duas a três para duas a quatro, a critério de cada unidade da USP”.

Como português acaba sendo solicitado em ambas as fases, vale dar uma última conferida em conteúdos dessa disciplina. As obras obrigatórias também são parte importante da prova de língua portuguesa e, se faltou ler algum livro da lista, aproveite a última semana para estudar resumos e análises.

Quando a Fuvest lançou a portaria com as mudanças, o Plantão de Vestibulares do Curso Anglo fez um compilado de todas as informações e transformou em um eBook de fácil leitura para o candidato. O material ainda pode ser acessado através do link: http://bit.ly/fuvest2019anglo

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *