Leitura e doação de livros são incentivadas em projeto escolar

O colégio parceiro do Sistema Anglo, desenvolveu dinâmicas voltadas para o estímulo da leitura entre seus alunos e a comunidade escolar

O ano letivo dos alunos do Colégio Londrinense, de Londrina/PR, foi marcado por muitos livros. A escola desenvolveu o projeto “Dons e Talentos em Ação” a fim de incentivar o hábito da leitura em toda a comunidade escolar. O principal objetivo da atividade foi envolver alunos, pais, professores e colaboradores.

Para o colégio, “a leitura precisa fazer parte da rotina diária do estudante e da sociedade. Para incentivá-la e encorajá-la, uma ação bem desenvolvida e organizada em etapas durante o ano inteiro pode fazer com que a prática seja prazerosa, eficaz no processo de aprendizagem e transformadora – no que diz respeito à realidade social e cultural do aluno e do mundo que o cerca”.

Com este lema em mente, a escola, em conjunto com a biblioteca, realizou atividades de leitura diversificadas, tanto de livros paradidáticos para os menores, quanto de obras históricas para alunos do Ensino Fundamental II. Atividades lúdicas como teatro, exposições de textos literários e de cartas escritas pelos alunos, debates sobre questões abordadas pelos livros e gincanas também foram realizadas.

Além do incentivo à leitura, neste ano o projeto contou com uma novidade: a etapa “Ler para Mudar o Mundo”. Em outubro, o Colégio Londrinense realizou a 26ª edição de sua Feira do Livro para expor os trabalhos produzidos por alunos ao longo do ano e arrecadar doações para instituições carentes. Ao todo, 183 livros foram arrecadados.

O evento contou com oficinas de escrita criativa, apresentações de teatro e com a participação de autores de literatura infantil e infanto-juvenil. Estandes de livros e exposições literárias também foram algumas das atrações para os visitantes.

Após a feira, os alunos fizeram a entrega dos livros arrecadados à biblioteca do Meprovi Pequeninos, uma entidade beneficente de Londrina que atende crianças em vulnerabilidade social. Durante a visita à ONG, os estudantes realizaram uma peça de teatro com tema que envolvia obras e leituras estudadas em sala de aulas.

Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *