Colégio Anglo São Paulo aposta nessa ideia e traz professores do cursinho para as salas de aula do Ensino Médio
Um dos principais fatores para uma relação de ensino-aprendizagem satisfatória é a capacidade do professor em despertar o interesse dos alunos e engajá-los na busca do conhecimento. Essa é uma das premissas do Colégio Anglo São Paulo, que iniciou suas atividades em 2018 e conta com os professores-autores dos cursos pré-vestibulares do Anglo Tamandaré e do Anglo Sergipe. “Esses professores ‘feras’ trazem a experiência do cursinho para os nossos alunos de Ensino Médio. As aulas são muito dinâmicas, divertidas e inspiram os estudantes”, diz Margaret Cristina Toba, diretora do colégio, que funciona no mesmo prédio do Anglo Sergipe.
A proposta do colégio é preparar os estudantes, ao longo de todo o Ensino Médio, para enfrentar o vestibular, já pensando numa aprovação direta no ensino superior. Assim, toda a matéria desse nível de ensino é vista durante os dois primeiros anos e, no terceiro ano, que é em período integral (até às 16h ou 17h45, dependendo do dia da semana), acontece a revisão dos conteúdos, como num curso pré-vestibular.
Além das atividades em sala de aula e das realizadas online, cada disciplina também traz práticas diversas. O professor de textos, por exemplo, fez um julgamento do conto O Enfermeiro, de Machado de Assis, em que os alunos se comportaram como se estivessem em um tribunal para defender o seu ponto de vista. Em outra atividade, desta vez de uma aula de história da arte, os estudantes foram até o Cemitério da Consolação para tirar fotos das obras de arte do local para fazer uma exposição.
“Somos um colégio pequeno, novo, mas já começamos fortes em muitos aspectos. Além da preparação para o vestibular, formamos alunos autônomos, que estão crescendo e amadurecendo”, conclui Margaret.