Atitudes sustentáveis em casa incentivam o cuidado com o meio ambiente

Por meio de exemplos e ações simples e lúdicas, a família pode mostrar às crianças a importância da preservação da natureza

O cuidado com o meio ambiente é essencial para a continuidade da vida no planeta. No entanto, as atividades humanas têm causado impactos negativos profundos na Terra, como as mudanças climáticas, a extinção de milhões de espécies de seres vivos, a poluição da água, do ar e do solo, o desmatamento, a degradação e a desertificação do solo e o uso excessivo de recursos naturais.

“Todos nós temos responsabilidade em adotar atitudes sustentáveis para preservar a vida em nosso planeta. E isso deve ser feito desde cedo, com as crianças, para que cresçam em um ambiente saudável e sejam cidadãos conscientes, críticos, responsáveis e participativos”, afirma Ana Cristina Delgado Fontes, autora de ciências do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I do Sistema Anglo.

“Como as crianças também aprendem por meio de suas interações com o mundo e com as pessoas, se a família adota atitudes simples em casa, como reciclar o lixo, não desperdiçar água nem alimentos e economizar energia elétrica, ela já está contribuindo para o desenvolvimento de hábitos e de atitudes relacionadas à preservação ambiental”, observa Ana Cristina. Segundo ela, atividades lúdicas e “mão da massa” também são excelentes meios para estimular o desenvolvimento da consciência ambiental nas crianças.

Jacqueline Paranhos Cardella, também autora de ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental do Sistema Anglo, dá alguns exemplos dessas atividades. Ela conta que, na internet, há vários grupos de educadores que disponibilizam gratuitamente uma série de atividades que despertam a curiosidade e o pensamento científico das crianças por meio de projetos com materiais recicláveis. “Um desses grupos é a Rede de Aprendizagem Criativa (https://aprendizagemcriativa.org/pt-br). Também recomendo o canal do Youtube “Manual do Mundo”, que incentiva crianças e jovens a se interessarem pela ciência e a se envolverem em pequenos projetos, utilizando materiais reaproveitáveis.”

Outra ação ainda que pode contribuir para o desenvolvimento de atitudes sustentáveis e da consciência ambiental nas crianças, de acordo com Jacqueline, é oferecer a elas a oportunidade de estarem em contato com o ambiente natural.

“As crianças podem realizar diversas atividades que despertam o prazer de conviver e de se familiarizar com a natureza, como jardinagem, caminhar junto à natureza, viajar para ambientes naturais, criar animais de estimação, fazer piquenique em um parque, construir um comedouro para observar aves e visitar museus de história natural, observatórios e planetários. Todos esses são exemplos de como os pais podem ajudar os filhos a entenderem a importância de cuidar do meio ambiente”.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *