Docentes devem conhecer melhor cada aluno, seus conhecimentos prévios e gostos
Como os professores podem manter o interesse e a participação dos alunos na sala de aula ao longo do ano letivo? Como evitar que a turma fique desmotivada com os estudos? Para ajudar o time docente a enfrentar esses desafios, Harley Sato, autor de Física do Sistema Anglo, dá algumas dicas.
“A chave para engajar alunos desmotivados está nos próprios alunos. Ou seja, conheça cada um deles. Você sabe quais são os seus interesses? Quais são seus conhecimentos prévios? As respostas para essas perguntas ajudam a iniciar um caminho para motivar a turma”, sugere Harley.
Segundo o professor, ao conhecer os gostos de cada aluno ou da turma, como preferências musicais, esportivas ou até mesmo de artes, é possível usá-los nas aulas como forma de motivação. “Se a turma gosta de rap, por exemplo, o professor pode aproveitar algumas músicas para despertar o interesse dos estudantes”, recomenda.
Conhecimentos prévios e apoio da comunidade escolar
Além de investigar os gostos e as preferências da turma, para Harley, é importante também que o professor saiba quais são os conhecimentos prévios que seus alunos têm em relação à matéria das aulas. Para aprender algo novo, sem ser decorado, o estudante precisa associá-lo aos conhecimentos que já tem, assim o aprendizado será mais eficaz e ele se sentirá mais motivado.
Ele dá um exemplo. “Suponha que o professor vai ensinar o conceito de balança, como instrumento de medida de massa. Para o aluno aprender esse conceito, ele precisa já ter conhecimento prévio de dois outros conceitos: massa e instrumento de medida. Se ele não souber, a chance de aprender o que é uma balança será pequena ou quase nula. Isso o deixará frustrado e desmotivado a estudar”, explica Harley. “Os alunos querem aprender, ter sucesso nos estudos. E querem ser valorizados e não rotulados de forma negativa. Temos que dar condições de cada aluno avançar”, afirma.
O professor acredita que a escola e toda a comunidade escolar também devem apoiar os professores nessa missão de conhecer cada estudante, dando condições para isso. “É importante que, dentro desse movimento para conhecer bem cada estudante, que todos eles se sintam sempre acolhidos para que as boas aprendizagens aconteçam”, conclui.
Dicas para motivar os alunos
Confira outras orientações do autor Harley Sato:
- Pratique a escuta atenta e sincera dos estudantes. “A escuta não é fazer o que o aluno quer, mas levar em consideração a fala dele para tomar as decisões.”
- Depois das aulas, questione quais foram os momentos em que eles se sentiram mais ou menos engajados e por quê. “Com essas respostas, é possível dar retorno nas aulas posteriores explicando que a escolha de determinado tema foi porque eles tocaram no assunto ou disseram que gostavam da temática.”
- Descubra como cada estudante aprende e em que estágio ele está no processo de aprendizagem para apoiar aqueles que têm dificuldade ou não têm afinidade com determinada disciplina. Para isso, pode ser aplicada uma avaliação para encontrar quais são os pontos que ele domina e os que precisam ser aprimorados.