Criar laços afetivos é importante no processo de aprendizagem e ajuda o estudante a se engajar nas aulas

Incentivar a criação de vínculos passa pelo desenvolvimento de habilidades socioemocionais e torna o ensino mais efetivo

No dia 20 de julho comemora-se o Dia do Amigo, data que promove uma reflexão sobre a importância dos vínculos afetivos e da união nas relações sociais. A escola é um dos primeiros ambientes em que construímos laços de afeto e carinho com pessoas fora do círculo familiar, e onde aprendemos a nos relacionar com o outro de forma mais direta.

Na educação, além do ensino de conteúdos e disciplinas formais, a criação de vínculos também é uma parte fundamental da aprendizagem. “Quando os professores e os alunos mantêm um bom relacionamento em sala de aula, o aprendizado se torna mais eficiente e passa a existir um maior engajamento de ambas as partes. Durante o momento de aprendizagem, todas os envolvidos trocam experiências, informações e conhecimentos, promovendo uma mudança tanto em que ensina quanto em quem aprende”, afirma Rosângela Dragone, assessora pedagógica do Sistema Anglo.

Ela explica que a criação de vínculos afetivos é fundamental para se ter sucesso no processo de aprendizagem, já que o aluno compreende os conteúdos de maneira mais assertiva quando está em um ambiente acolhedor e onde se sente motivado a buscar o conhecimento sem medo de intimidação, isolamento ou desprezo.

“Quando se cria um vínculo entre professores e alunos, o aprendizado passa ter um significado especial, de superar o desafio apresentado e ter o reconhecimento daquele que ensina. A aprendizagem não pode ser vista e entendida como uma simples transmissão de conhecimento, sem laços afetivos”, complementa.

A assessora também ressalta a importância de desenvolver habilidades socioemocionais em sala de aula neste processo. Trabalhar valores, como empatia, respeito e colaboração é uma forma não apenas de incentivar a criação de vínculos, mas de formar estudantes mais íntegros, solidários e compromissados.

A criação de projetos socioemocionais vem ao encontro da nova abordagem proposta pela BNCC em fazer com que o estudante seja cada vez mais crítico, ativo e, acima de tudo, protagonista da sua educação, sendo capaz de construir projetos de vida para fazer a diferença na sua vida escolar e na sociedade.

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