Férias e vestibular: é possível conciliar os estudos com o lazer nesse período?

férias e vestibular

Sem as obrigações da escola, férias podem ser um bom momento para o estudante se organizar para os vestibulares do segundo semestre

Para a maioria dos jovens, as férias escolares são o momento de esquecer completamente dos estudos e focar apenas no descanso e no lazer. Aproveitar esse período para dar um respiro das cobranças é importante para evitar uma sobrecarga física e emocional, mas, para os vestibulandos, também é preciso se preparar para as provas que acontecem no segundo semestre

Os estudantes que pretendem conseguir uma vaga na faculdade devem usar seu tempo de forma estratégica, e aproveitar o período das férias a favor dos estudos – sem deixar de lado o descanso e o lazer, que também são importantes em sua preparação. Para Madson Molina, autor do Sistema Anglo de Ensino, o vestibulando deve manter uma rotina equilibrada e ativa, estabelecendo dias específicos para estudar e dias específicos para apenas descansar.

“O aluno precisa entender que dia de descanso é dia de descanso, e dia de estudo é dia de estudo. Ele não deve misturar as duas coisas, senão vai sair das férias mais cansado do que quando entrou”, afirma. O especialista também sugere que o estudante aproveite a última semana de suas férias para os momentos de lazer, já que o segundo semestre é um período longo e muito estressante para o vestibulando.

Para manter uma rotina de estudos eficiente e saudável, é interessante que o aluno faça uma planilha e divida os assuntos que irá revisar ao longo da semana. Assim, é possível criar um mapeamento estratégico dos conteúdos que ainda precisam ser estudados, o que ajuda o jovem a ter mais segurança e direcionar de maneira mais efetiva seus estudos para os próximos meses.

Madson destaca que o período também pode ser usado para o vestibulando focar nas disciplinas que possui maior dificuldade, identificando os assuntos e tópicos específicos que ainda precisam de uma revisão mais aprofundada. O estudo precisa ser estratégico e direcionado, e, nesse sentido, o jovem precisa trabalhar seu autoconhecimento para ser capaz de analisar os conteúdos que demandam mais tempo de aprendizado e os conteúdos que ele já está mais familiarizado.

“É importante que ele faça uma leitura assertiva das aulas que considera mais difíceis. Fugir daquele generalismo de que ele tem dificuldade em exatas, por exemplo, e buscar dentro das aulas de exatas qual o assunto específico que sente mais dificuldade. As férias são uma boa oportunidade para investir nesses assuntos e fazer boas revisões no segundo semestre”, finaliza.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *