Como vencer o bloqueio na hora de escrever um texto?

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Treino constante, planejamento e leitura são as principais estratégias que ajudam o aluno a romper com esse bloqueio

É comum que, na hora de escrever uma redação, o estudante tenha dificuldade em começar o texto ou trave em determinado momento. A maioria dos jovens já passou por essa situação e provavelmente ficou com receio de não saber como continuar o parágrafo e demorou um bom tempo até “destravar”.

Para Luciana Migliaccio, conhecida como professora Lucy e autora do Sistema Anglo de Ensino, praticar constantemente a escrita é uma das estratégias mentais que ajudam a evitar o bloqueio no meio de um texto. Ela recomenda que o estudante escreva ao menos uma redação por semana e explica que essa situação decorre de uma insegurança que o aluno possui diante do tema e da estrutura da redação, o que reflete a falta de prática.

“Exercitar a escrita com frequência deixa o aluno mais confiante para construir uma redação de acordo com o que foi proposto. Quando ele se programa a escrever toda semana, acaba condicionando seu cérebro para essa atividade. Muitas vezes o jovem não está acostumado a ficar sentado duas horas refletindo sobre um mesmo tema, e o treino ajuda o estudante a se habituar com isso”, afirma.

Além da frequência na escrita, outra estratégia que pode evitar o bloqueio na hora de produzir uma redação é fazer um planejamento detalhado antes de começar a escrever. Lucy explica que o planejamento é a chave para o sucesso de um texto e, por isso, é preciso fazer um rascunho do que será abordado na introdução, no desenvolvimento e na conclusão.

“O que acontece é que o aluno tem uma dupla preocupação: com o conteúdo e com a forma do texto. Não é possível pensar nessas duas coisas ao mesmo tempo, e é justamente nesse momento que costumam acontecer os bloqueios e a dificuldade em continuar o raciocínio. O ideal é primeiro o aluno se assegurar dos conteúdos, fazendo um planejamento e anotando todas as suas ideias em um rascunho para distribuir as informações. Depois disso, ele pode trabalhar com a organização desse pensamento de acordo com a norma culta e ir construindo as frases de forma coerente”.

Ela também destaca a importância da correção após a escrita de um texto e recomenda que o estudante sempre reveja as observações e sugestões feitas pelo professor em sua redação. Assim, o aluno é capaz de enxergar seus erros e acertos e ganhar mais confiança na hora de escrever. Além de gerar mais segurança, o estudante vai criando mais consciência do seu próprio texto e identificando aquilo que precisa melhorar.

Por fim, a professora ressalta que a leitura de outros textos é fundamental para construir redações mais ricas e consistentes. Ler autores de diferentes estilos e épocas é uma forma de explorar novas construções textuais e enriquecer o repertório. “Um bom leitor certamente é um bom escritor. Quando mais contato o aluno tiver com as estruturas linguísticas, mais facilidade ele terá na hora de produzir sua redação”.

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