Confira dicas para expandir o vocabulário e as vantagens dessa prática

Aumentar o repertório de palavras pode trazer benefícios não apenas para a vida acadêmica, mas para a pessoal

Já parou para pensar em quantas palavras você conhece? Para isso, é importante entender os conceitos de vocabulário ativo e passivo. O vocabulário ativo de uma pessoa são aquelas palavras que conseguimos utilizar naturalmente, quando estamos, por exemplo, falando de improviso. Já o vocabulário passivo é um pouco maior, pois inclui também aquelas palavras cujo significado a pessoa conhece, mas que não consegue usar com a mesma naturalidade. Em situações em que um texto oral está sendo produzido, algumas dessas palavras podem até vir à tona. 

Essas palavras do vocabulário passivo são muito importantes no momento da leitura, pois a pessoa entende o significado da palavra, mas isso não significa que vá usá-la em uma conversa cotidiana. “Só para a gente ter uma ideia, estima-se que uma língua como o português tem 500 mil palavras. É um número muito grande. O nosso número de palavras de vocabulário ativo é muito menor. Estamos falando em cerca de 1% disso”, explica Eduardo Calbucci, autor de Português do Sistema Anglo. 

Ele explica que é importante o estudante entender que existem dois objetivos diferentes e complementares em relação ao vocabulário. Em primeiro lugar, o foco do estudante deve ser aumentar o vocabulário passivo, porque isso aumenta a capacidade de leitura, dá mais autonomia e permite consultar menos vezes o dicionário quando se está lendo um texto ou ouvindo alguém falar. Ao mesmo tempo, é fundamental aumentar o vocabulário ativo, porque isso dá mais possibilidades de traduzir aquilo que se quer, sobretudo na linguagem oral. 

Afinal, como aumentar o vocabulário?

Segundo Calbucci, o processo de aquisição de vocabulário é um processo artesanal. “A pessoa ouve uma palavra, não sabe o seu significado, mas pergunta para alguém ou olha no dicionário. Isso não significa que da segunda ou terceira vez que essa palavra aparecer no seu dia a dia, ela vai se lembrar desse significado. É algo lento. Mas depois de ter contato com aquela palavra duas, três, quatro, cinco vezes, ela vai entrar primeiro no vocabulário passivo e, se a pessoa continuar com esse contato, vai passar para o vocabulário ativo”, diz o professor. 

E é por esse motivo que ouvir e ler bons textos é a melhor forma de aumentar o vocabulário. Os benefícios são enormes, porque a prática aumenta a capacidade de leitura e a capacidade de traduzir as ideias com clareza e com precisão conceitual. 

“Isso vai ser muito útil quando o estudante entrar na universidade, porque independentemente do curso, ele vai entrar em contato com um novo vocabulário, com palavras que não conhecia no dia a dia e vai perceber esse processo. No começo, pode parecer assustador, mas um dia elas serão incorporadas ao seu vocabulário ativo”, afirma Calbucci. 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *