Podcast e estudos: saiba como o recurso pode ser explorado

Presentes no dia a dia dos jovens, os podcasts ajudam a fixar o conteúdo e diversificar a forma de aprender

Seja sobre política, cultura, atualidades, entretenimento ou saúde, os podcasts já fazem parte da rotina dos estudantes. E, apesar do recurso ser muito utilizado para descansar ou passar o tempo, também é possível explorá-lo para aprender e aprofundar conhecimentos sobre temas que podem aparecer em sala de aula. 

“O podcast é uma boa forma de complementar o estudo e a principal vantagem é que o estudante pode escutar o conteúdo em qualquer hora e em qualquer lugar”, diz Rodrigo Machado, autor de Química do Sistema Anglo. 

No transporte a caminho da escola, enquanto realiza uma atividade doméstica ou pratica exercícios físicos, é possível ouvir a análise de um tema a partir de uma perspectiva diferente, o que aumentará o seu repertório de uma maneira leve.

Machado também destaca a importância de diversificar os formatos na hora dos estudos. “Quando o aluno faz a leitura de um texto e escuta alguém falando sobre o mesmo tema, uma informação acaba complementando a outra. Isso ajuda a fixar o conteúdo na memória e dá mais sentido ao conteúdo. Ou seja, a diversificação fortalece a assimilação e, na hora da prova, fica mais fácil ‘recuperar’ o que foi aprendido.” 

E o podcast é uma ferramenta importante para o professor, pois muitos alunos já escutam podcast e é uma mídia que já está enraizada. 

“Pedir para o estudante produzir, por exemplo, um podcast, traz muitos benefícios, porque permite o desenvolvimento de muitas, como a oralidade, a criatividade e o trabalho em grupo. Além disso, o podcast está muito presente no dia a dia do jovem, o que acaba estimulando a realização desse tipo de atividade”, diz o especialista. 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *