Estimular a criatividade no Ensino Médio favorece o aprendizado

Segundo educador, os itinerários formativos são ótimas opções para desenvolver a habilidade criativa

A pandemia desencadeou diversos desafios dentro e fora do mundo da educação. As pessoas precisaram se adaptar e sem criatividade teria sido muito mais difícil enfrentar as questões que surgiram, como o ensino remoto. 

A criatividade é uma habilidade que faz a diferença no dia a dia e, por isso, é fundamental estimulá-la durante o período escolar. “A escola e os professores podem e devem, por meio das atividades pedagógicas que oferecem, promover intencionalmente esse desenvolvimento. No Ensino Médio, por exemplo, o desenvolvimento do pensamento criativo dos estudantes pode ocorrer por meio da resolução de problemas, atividades de investigação, propostas de mediação e intervenção social ou mesmo ações empreendedoras”, afirma Márcio Miranda, autor de Física do Sistema Anglo. 

Todas essas possibilidades são potencializadas por projetos pedagógicos nos quais os estudantes se engajam quando são desafiados a superar obstáculos (pedagogicamente planejados) no sentido de alcançar um determinado objetivo, que tenha vínculo com a sua realidade e que esteja colocado imediatamente sob seus sentidos, segundo Miranda.  

E, de acordo com o educador, as melhores oportunidades para desenvolver a criatividade estão nos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio. “Nos Itinerários, os professores são livres para conduzir suas propostas, pois não existem obrigações relacionadas aos conteúdos conceituais. Isso já está contemplado na Formação Geral Básica. Dessa forma, os conteúdos escolares são meios para que desafios sejam superados. E esses desafios podem ser superados estimulando o desenvolvimento de habilidades criativas. Para isso, existem metodologias ativas que colocam o aluno no centro do processo pedagógico, tornando-o também responsável pelo seu processo de desenvolvimento”, explica Miranda.

Como professores podem estimular a criatividade dos jovens?

A intencionalidade da escolha dos educadores é fundamental para promover essas aprendizagens. É importante professores e professoras terem consciência de que suas escolhas determinam o rumo dos processos. 

“É claro que, ao escolher metodologias mais ativas, o educador coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, mas isso não exime o professor da sua imensa importância em oferecer essas situações de aprendizagem, avaliando-as constantemente, a fim de alcançar seus objetivos pedagógicos”, conclui o autor.

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