Autora explica que, no mundo globalizado, saber interagir com pessoas de diferentes nações de forma respeitosa e adequada é imprescindível
Aprender uma língua estrangeira implica na capacidade de desenvolver a interculturalidade e uma consciência intercultural. Segundo Louise Potter, autora de inglês do Sistema Anglo, aprender um idioma dá a capacidade de viajar para outros lugares e não apenas entender o idioma em si, mas compreender que o pensamento difere de acordo com a pessoa com quem você está falando e de acordo com a cultura e o contexto em que está imerso.
A autora explica que, no mundo globalizado que vivemos, saber interagir com pessoas de diferentes nações de forma respeitosa e adequada é imprescindível. O antropólogo americano Jamais Cascio, por exemplo, denominou o mundo em que vivemos de “mundo BANI”.
O acrônimo BANI significa, em inglês: Brittle (Frágil), Anxious (Ansioso), Nonlinear (Não linear) e Incomprehensible (Incompreensível). Por conta da fragilidade do mundo de hoje, empresas aparecem e desaparecem em um piscar de olhos. A excessiva informação gera muita ansiedade em todos, a inexistência da causa e efeito (a não linearidade) faz com que o mundo se torne um lugar incompreensível. E isso, segundo a especialista, nos instiga à adaptação, à resiliência, à empatia, ao cuidado com a mente e ao desenvolvimento de mais criatividade e criticidade – elementos que são vistos como desafiadores no mundo empresarial.
“Nós não sabemos quais serão as profissões do futuro e, assim, precisamos preparar nossos alunos para serem criativos e críticos, mas acima de tudo saber interagir e se comunicar com pessoas do mundo todo. A língua inglesa é, no momento, a mais falada no mundo empresarial. É o requisito mínimo na maioria das empresas, quando não pedem uma terceira língua”, afirma Louise.
Um profissional que sabe interagir em outro idioma tem a capacidade de expandir seu conhecimento, não apenas por poder entrar em contato com outras pessoas, mas também por conseguir participar de cursos à distância no idioma, tornando-se um funcionário mais capacitado e um cidadão mais preparado para os desafios do dia a dia.