Como os pais podem ajudar os filhos em casos de cyberbullying?

Para psicóloga, é importante os responsáveis auxiliarem os estudantes por conta dos efeitos danosos provocados pela situação

Os ambientes virtuais têm propiciado comportamentos de cyberbullying, antes já existentes em outros meios, e as leis diretrizes da internet estão em desenvolvimento para inibir comportamentos como esses. 

Entretanto, muito dessa sensação de que não haverá consequências ou do desamparo do coletivo faz com que as pessoas ainda pratiquem tais ações, segundo Samara Nabuco, psicóloga do Serviço de Atendimento Psicológico do Curso Anglo (SAP). Por essa razão é importante que as denúncias sejam efetuadas.

“Responsáveis podem conversar com os filhos a respeito do uso do ambiente virtual a fim de prevenir males ou estarem a par se houver alguma ocorrência nesse sentido. Manter um diálogo aberto favorece a compreensão de quais efeitos esse uso está surtindo, se está fazendo bem ou não, se está havendo algum malefício da convivência virtual”, explica Samara. 

Para a psicóloga, é importante auxiliar em caso de alguma ocorrência, a partir de apoio emocional, por conta dos efeitos danosos provocados pela situação, além da efetivação de denúncias. “Por conta da repercussão, pode ser importante também o afastamento do ambiente virtual para que se possa lidar com as consequências do acontecimento”, diz. 

E para quem estiver sofrendo ações que podem ser nomeadas como cyberbullying é importante noticiar para adultos em que se tenha confiança, solicitando-lhes o suporte necessário, tanto em forma de apoio para lidar com as consequências de tais agressões, como para a efetivação de medidas cabíveis a cada situação, como denúncias, seja nas próprias plataformas utilizadas seja em âmbitos judiciais.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *