Itinerários formativos: confira os benefícios a curto e a longo prazo

Os itinerários formativos fazem parte do Novo Ensino Médio, vigente em todo o território nacional a partir de 2022

Para alinhar as escolas ao ritmo do mundo contemporâneo, o Ensino Médio passou a ter um novo modelo em 2022, contemplando atividades dinâmicas e que estão de acordo com o perfil de cada estudante. Agora, os jovens realizam uma formação geral básica, comum e essencial para todos, e adaptam os próprios currículos por meio dos itinerários formativos.

O que são os itinerários formativos?

Os itinerários formativos são conjuntos de disciplinas e projetos vinculados ao Ensino Médio, distribuídos conforme a área do conhecimento (Linguagens e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ensino Técnico).

Essa dinâmica, que pode ser marcada por atividades práticas, permite o aprofundamento em campos que o jovem se interessa e traz benefícios a curto e a longo prazo.

As vantagens dos itinerários formativos a curto prazo

“A curto prazo, os itinerários formativos podem aumentar a atratividade do Ensino Médio, uma vez que aprofundam as aprendizagens dentro das áreas de conhecimento de interesse dos estudantes”, comenta Pablo Lopez da Silva, autor do Sistema Anglo.

Para estarem, de fato, mais engajados dentro do ambiente escolar, é fundamental que os estudantes montem o currículo de acordo com os próprios gostos e interesses. De fato, caso exista alguma, é interessante conversar com a família, professores e colegas, mas a própria opinião deve ser a palavra final.

Esse prazer pelo estudo, alinhado com atividades mais práticas e técnicas, pode levar à descoberta ou à confirmação do interesse por áreas do saber, inclusive no quesito profissional.

Os benefícios a longo prazo

“A longo prazo, é importante salientar que os cursos dos itinerários formativos nas diferentes áreas do conhecimento tratam de assuntos fundamentais para a formação integral dos estudantes que, assim como preconizado pela BNCC, promovem a incorporação de valores universais, como liberdade, democracia, pluralidade e sustentabilidade.”

Segundo o autor, os benefícios ficarão nítidos na vida diária dos jovens, que terão mais independência e preparo para enfrentar desafios habituais. “A maneira como estes assuntos são abordados no material do Anglo estimula os estudantes a ampliarem a sua visão de mundo e, consequentemente, sua autonomia diante das diferentes situações cotidianas”, finaliza.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *