Prova em casa ou na escola: o que é melhor?

O ambiente em que uma avaliação é feita influencia o desempenho do estudante, que precisa estar concentrado

As provas à distância, realizadas online, foram essenciais durante a pandemia. Nesse período, que exigiu o isolamento social, os estudantes fizeram as avaliações de suas casas, assim como as aulas. Com a flexibilização das restrições, o formato presencial está de volta.

Com esse retorno, muito aguardado pela maioria das famílias, as turmas precisaram se readaptar para estudar e fazer os exames na escola – o que, para alguns, pode causar ansiedade. Confira a diferença de fazer a prova nesse ambiente:

O retorno às provas presenciais

Para a maior parte dos estudantes, a volta ao presencial foi positiva. “Em um primeiro momento a adesão foi menor, porém, com o decorrer das provas, o número de alunos participantes foi aumentando e, hoje, a maioria dos jovens se sente à vontade para participar das provas presenciais”, comenta César Fonseca, autor do Sistema Anglo.

Fazer prova em casa x na escola

“Em casa, é muito comum os alunos perderem a concentração, misturando a resolução da prova com a rotina doméstica. Já na escola, o estudante vai se manter muito mais focado, obtendo um resultado bem melhor”, relata o profissional. 

Isso acontece, principalmente, porque as residências familiares não foram pensadas, necessariamente, para ser um local de estudo, muito menos de realizar uma prova. Sendo assim, enquanto o estudante tenta fazer a avaliação online, seu irmão mais novo pode estar assistindo desenho na televisão, alguém pode estar fazendo a limpeza da cozinha e o cachorro latindo, por exemplo.

Todos esses fatores externos tiram a concentração do jovem, que também pode enfrentar problemas com a conexão da internet. Na escola, esses problemas não acontecem. O ambiente é projetado para o ensino, e as salas em que as provas são feitas promovem silêncio e concentração para as turmas. Sendo assim, o estudante está focado apenas nos exercícios e consegue um desempenho superior.

A readaptação ao presencial, por sua vez, deve acontecer com calma e paciência. Os estudantes podem contar com os pais e professores nesse processo.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *