Por que vale a pena investir em atividades práticas durante a formação?

Trabalhos práticos e técnicos desenvolvem habilidades que o estudante só adquire quando coloca a mão na massa

Na escola, as crianças são introduzidas a uma multiplicidade de matérias, que, por suas diferenças, podem exigir abordagens de ensino variadas. Apesar disso, é comum que, principalmente até a conclusão do Ensino Fundamental, a maior parte das avaliações e tarefas seja teórica.

Por esse motivo, muitos estudantes podem considerar as atividades práticas mais trabalhosas e cansativas, já que possuem um estranhamento maior em relação ao modelo. Trabalhar apenas com a teoria traz conforto e segurança, mas limita o conhecimento e impede a aquisição de habilidades mais técnicas.

As atividades práticas são cansativas?

“As atividades práticas tiram os estudantes da zona de conforto, ou seja, eles deixam de ser apenas espectadores da aula e se tornam os protagonistas. Em um primeiro momento, isso pode até parecer mais cansativo, mas é muito mais prazeroso porque, com as atividades práticas, a construção da aula ocorre diretamente a partir do que os estudantes estão produzindo”, explica Pablo Lopez da Silva, autor do Sistema Anglo.

Caso o estudante escolha dedicar-se a um projeto que está alinhado com seus gostos e interesses, o esforço, com certeza, valerá a pena.

O que observar antes de começar um projeto?

Além do tema, outro fator importante é o tipo de projeto. O jovem pode analisar se o trabalho mexe mais com tecnologia ou ações manuais, e se é mais detalhista ou traz um panorama geral, por exemplo. Assim, ele deve considerar as suas preferências e o que proporcionará um maior crescimento.

“Um projeto costuma ser desestimulante quando os estudantes não se identificam com ele de alguma forma. Nesse sentido, é fundamental prestar atenção no tipo de linguagem e abordagem que será utilizada no projeto para que ele dialogue com a realidade dos estudantes”, ressalta o professor.

Para se sentir mais seguro na hora de tomar uma decisão, o jovem pode conversar com professores e colegas que já tenham tido alguma experiência na área ou que, simplesmente, conheçam o seu perfil.

Por que é importante fazer atividades práticas?

As metodologias ativas desenvolvem, de modo rápido e consistente, diferentes habilidades e conhecimentos ao colocar o adolescente ou criança no centro do processo de aprendizagem, com a mão na massa. Assim, quando tiverem a oportunidade, os jovens devem abraçar a possibilidade de realizar uma atividade prática. Os itinerários formativos, presentes no Novo Ensino Médio a partir de 2022, podem ser a chance perfeita para isso.

E para os professores, as atividades práticas são uma forma de manter a classe engajada e variar os meios de ensino, tornando o plano de aulas mais completo.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *