Lição de casa: como a família e a escola podem ajudar?

Leila Rensi, autora de Língua Portuguesa do Sistema Anglo, aponta qual deve ser o papel da escola e dos pais em relação às tarefas escolares

Na escola, os estudantes são apresentados a conteúdos diversos, que, muitas vezes, exigem um trabalho que vai além da aula expositiva e inclui atividades mais práticas, como a resolução de exercícios.

É comum que uma parcela desses exercícios seja direcionada para as tarefas de casa. Assim, o estudante emprega os conteúdos vistos na escola, em outro ambiente, sem a intervenção do professor ou de colegas. Mais tarde, a resolução pode ser feita em conjunto.

No entanto, isso não significa que, em casa, a criança não pedirá ajuda à família. Por isso, os pais devem estar atentos em relação à própria atitude, para que não atrapalhem o processo de aprendizagem, mesmo que a intenção seja ajudar.

O que os pais devem fazer para ajudar o filho na lição de casa?

“A postura ideal por parte dos pais é incentivar a realização da tarefa, mostrar que eles acompanham a vida escolar do filho, sabem que a tarefa existe e perceber dúvidas, além de ensiná-lo a perguntar na aula seguinte para o professor”, comenta Leila Rensi, autora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental do Sistema Anglo.

É melhor ajudar logo de primeira ou deixar o filho desenvolver a dúvida e se virar?

“É preciso sempre acompanhar o que acontece com o filho. Se ele está em dúvida, se está angustiado, se fica constrangido ao fazer uma pergunta, ajudar sempre é bom, mas fazer por ele nunca”, esclarece a profissional.

O papel da escola

Segundo Leila, uma das tarefas dos professores é tirar as dúvidas das lições de casa, então é preciso que a criança aprenda a se expressar. “A escola deve dar a liberdade para o aluno perguntar quando tem dúvida. A gente espera que seja assim e que todos os professores façam isso”. Sendo assim, os educadores e os próprios pais devem conferir se essa dinâmica está acontecendo.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *